Prefeitura promove integração entre idosos e PcD e entrega Núcleo São Francisco

Crédito: Lucas Katumata | Pmss

A Prefeitura de São Sebastião proporcionou, na quarta-feira (12), uma tarde diferente para o público atendido pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI). Um café de acolhimento foi realizado no Núcleo São Francisco, que começou a funcionar neste ano. A integração serviu para que mais de 100  pessoas pudessem estar mais juntas e conheceram todas as atividades desenvolvidas pela pasta.

“Quisemos que todos pudessem conhecer esse novo espaço e saber que tem a SEPEDI como parceira para que possam participar das nossas atividades culturais e esportivas”, explicou Karin Conde, responsável pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso. “O objetivo do prefeito Felipe Augusto é levar qualidade de vida para esse grupo que faz parte da nossa trajetória”, pontuou.

De acordo com a diretora de Políticas do Idoso, Juliana Carvalho, a proposta foi realizar vivências apresentando as atividades e professores que estão desenvolvendo ações no núcleo e os projetos inclusivos de 2023, promovendo um momento de Acolhimento e Convivência, encerrado com um café.

E foi assim que Debora Mariane Silva, 62 anos, se sentiu e, por isso, participa das atividades que pode. “Jogo vôlei adaptado e o grupo é maravilhoso. Agora também participo da dança e da hidroginástica e conseguiu incentivar meu marido”, Ela contou ainda que “os filhos crescem, se casam e a gente fica sem opção do que fazer. Por isso as atividades da SEPEDI são importantes, fazem bem não só para a saúde, mas para o coração e a cabeça”.

Thiago Fortunato é presidente do Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), no Pontal da Cruz, e contou estar muito agradecido pelo sistema implantado pela SEPEDI junto aos idosos. “Quero parabenizar toda a equipe da prefeitura e da secretaria, sempre prestativa e que não mede esforços para a causa do idoso”.

Também presente no encontro, o presidente do Conselho Municipal do Idoso (Comiss), João Batista Fernandes Filho, destacou a importância da SEPEDI com suas atividades e atendimentos aos idosos. “Estou aprendendo violão e esse evento é muito importante por ser uma amostra do que é possível ser feito com os idosos, fora o relacionamento social que é de grande valia principalmente na Melhor Idade”.

Participaram do encontro pessoal do CCTI Polvo, CCTI Pontal da Cruz, Núcleo Costa Norte, Lar Vicentino, Comiss, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdef-8), Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae), Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Fundass, Faculdade de Tecnologia (Fatec) e idosos do Bairro São Francisco.

O Núcleo São Francisco fica na Rua Martins do Val, 254, no bairro São Francisco, na antiga sede social ‘Clube do 7 de Setembro’. As ações são desenvolvidas pela SEPEDI, em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass).

São oferecidas aulas de segunda a quinta-feira nas modalidades de ginástica funcional, tênis de mesa, caminhada e alongamento, funcional e ginástica adaptada, violão, coral, dança e jogos de carta e tabuleiro. O horário de funcionamento é das 8h às 17h.

Para participar de uma ou mais modalidade, o interessado deve procurar o Núcleo São Francisco, das 8h às 17h, e levar documentos pessoais. No caso de atividades esportivas, é preciso atestado médico de liberação para atividades. Inscrições pelo  WhatsApp 3892-2669.

 

#PraTodosVerem: quadro mostra idosos de festa de confraternização e integração no Núcleo São Francisco. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos