A Prefeitura de São Sebastião, lamenta informar que foram registradas 56 mortes em decorrência das fortes chuvas que assolaram o município na madrugada do domingo (19). A informação foi divulgada pelo Governo do Estado, em boletim do início da noite desta sexta-feira (24), que atualizou informações sobre a tragédia. A cidade está em Estado de Calamidade Pública, após o acumulado de chuva ter superado os 600 mm no domingo.
Nesta sexta-feira, a Prefeitura, o Exército e a Marinha do Brasil instalaram um Hospital de Campanha, no bairro de Juquehy, na Unidade de Saúde da Família (USF) Juquehy II, para auxiliar os atingidos pela chuva do último final de semana.
O atendimento à população começou à tarde e conta com 25 profissionais de saúde da Marinha. O funcionamento da estrutura será das 8h até às 17h. A estimativa de atendimento diário é de 70 a 100 pessoas e estarão disponíveis especialistas em clínico geral, pediatra, intensivista, cirurgião-geral e ortopedista. A Unidade de Saúde da Família (USF) Juquehy II fica no Endereço: Rodovia Rio Santos, Km 178, nº 900.
Nos pontos de abrigos organizados pela prefeitura há 1018 pessoas atendidas. Dados do Estado revelam que 47 corpos haviam sido identificados e liberados.
Construção de casas
Também nesta sexta-feira, a Prefeitura informou que o Governo do Estado declarou uma área na Vila Sahy, Costa Sul, de utilidade pública para fins de desapropriação para construção de moradias às famílias desabrigadas e desalojadas, atingidas pelas chuvas.
O decreto foi assinado, nesta sexta-feira (24), pelo governador Tarcísio de Freitas, no qual é declarado de utilidade pública uma área particular de 10.632 m², na Vila Sahy, na Barra do Sahy, para fins desapropriação para construção de casas destinadas a famílias desabrigadas e desalojadas. O decreto será publicado na edição deste sábado, 25, do Diário Oficial do Estado.
O governador Tarcísio falou sobre a iniciativa. “Já tenho a autorização do proprietário para entrar e trabalhar de imediato. É uma área plana, uma área segura onde a CDHU vai construir residências para começar tirar pessoas de área de risco e dar moradia para quem perdeu”.
O decreto autoriza a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), a fazer a desapropriação do terreno para implantação de programa habitacional para famílias de baixa renda. As unidades serão destinadas ao atendimento de moradores de áreas de risco afetados e famílias que perderam suas casas em razão das chuvas intensas.
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, que declarou Estado de Calamidade Pública no município, acompanhou a assinatura do decreto. Ele falou sobre a iniciativa do governador. “Estou muito emocionado com a assinatura do decreto de desapropriação da área, na Vila Sahy, em Barra do Sahy, para construção de moradias para vítimas das chuvas em nossa cidade. Serão cerca de 10 mil metros destinados para as novas habitações. Obrigado governador, Tarcísio, por agir tão rápido e ajudar os sebastianenses”.
Fotos: Jorge Mesquita/DepCom/PMSS
#PraTodosVerem: foto de locais da catástrofe, onde ocorrem trabalhos das forças de segurança. Fim da descrição