A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), está realizando, até o dia 28 de fevereiro, a campanha de vacinação contra a Meningite C. Integram o público-alvo crianças até 10 anos, 11 meses e 29 dias com esquema vacinal incompleto; adolescentes de 15 a 19 anos; e profissionais da saúde.
A vacina aplicada é a Meningocócica C (conjugada) e está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Para receber a dose, é necessário apresentar a carteira de vacinação e um documento com foto. Os profissionais da Saúde também precisam comprovar a atuação na área, por meio de crachá funcional ou holerite.
A Meningocócica C integra a rotina de vacinação de crianças menores de 1 ano por meio do seguinte esquema vacinal: duas doses, aos três e cinco meses de idade, com intervalo de 60 dias entre as doses; e um reforço, preferencialmente aos 12 meses.
A vacina está disponível, desde julho de 2021, para crianças até 10 anos, 11 meses e 29 dias, que por algum motivo perderam a oportunidade de receber o imunizante na idade indicada. Em julho de 2022, foi estendida, também, aos trabalhadores da saúde, considerando a gravidade e a letalidade da Meningite C, independentemente da idade.
Em janeiro, com a necessidade de otimizar o uso da vacina Meningocócica C (conjugada), o uso foi recomendado, temporariamente, também aos adolescentes de 15 a 19 anos, considerando que são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade, em decorrência de elevadas taxas de estado de portador do meningococo na nasofaringe.
#PraTodosVerem: arte publicitária sobre a campanha de vacinação contra a Meningite C, voltada a crianças até 10 anos, 11 meses e 29 dias com esquema vacinal incompleto; adolescentes de 15 a 19 anos; e profissionais da saúde. Fim da descrição.
Texto: Janaína Maria de Castro/PMSS