A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), realizou a ação de logística reversa entregando, nesta quarta-feira (4), diversos equipamentos e componentes eletrônicos inservíveis ao Instituto Nova Ágora de Cidadania (CRC INAC).
Os materiais foram arrecadados durante quatro meses por meio da campanha E-Lixo, que incentiva a troca de resíduos eletrônicos por mudas de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica.
Entre os materiais entregues ao INAC, estão 13 Notebooks, 4 TVs, 10 impressoras, 54 CPUs, 9 monitores, 2 micro-ondas e 64 cabos, além de fios, cabos e outros componentes eletrônicos diversos.
O CRC INAC tem como missão a preservação do meio ambiente e a inclusão digital. O lixo eletrônico coletado é recondicionado e doado a espaços educacionais sem fins lucrativos. Os resíduos eletrônicos que não têm conserto são enviados a empresas que realizam a destinação ambientalmente adequada. O Instituto também promove a inclusão digital oferecendo cursos 100% gratuitos.
E-lixo
O E-lixo é uma campanha promovida pela SEMAM que tem por objetivo oferecer ao munícipe a possibilidade de realizar o descarte ambientalmente correto do lixo eletrônico e, consequentemente, a redução do rejeito inadequado desse tipo de resíduo.
A proposta possibilita ainda que a população participe do processo de arborização urbana, pois os resíduos eletrônicos doados são trocados por mudas de árvores nativas.
As mudas doadas vêm do Viveiro Municipal e são provenientes de compensação ambiental, exigidas em processos de autorização de supressão de árvores isoladas, regulamentados pela Lei Municipal nº 2.637/2019.
Mais informações pelo telefone (12) 3892-6000 – ramal 211 ou e-mail socioambiental.semam@saosebastiao.sp.gov.br.
#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra funcionários da SEMAM entregando lixo eletrônico ao Instituto Nova Ágora de Cidadania (CRC INAC). Fim da descrição.