Prefeitura de São Sebastião realiza Oficina de Ex-Libris, ministrada por Fabio Sapede

Crédito: Divulgação

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), oferece, no dia 18 de março, a Oficina de Ex-Libris, ministrada pelo artista Fabio Sapede.

A formação será realizada das 14h às 18h, na Casa de Cultura, no Centro Histórico, aberta ao público, atendendo até 20 participantes com idade acima de 15 anos. Para participar, o interessado deve se inscrever pelo telefone (12) 3892-4604 ou diretamente na Casa da Cultura, localizada na Av. Dr. Altino Arantes, nº 174, Centro, até sexta-feira (18), às 12h.

O termo Ex-libris origina-se da locução latina ex libris (dentre os livros de, dentre os livros pertencentes a), e refere-se a uma identificação que é normalmente colocada nas primeiras páginas de um livro e determina sua propriedade. Este conceito é tão antigo quando os próprios livros. Sua forma atual remonta-se ao século XV, onde artistas ligados à gravura eram contratados para produzir essas “marcas”, inicialmente restrito a bibliógrafos e instituições. Sua difusão se deu a partir do século XVI, junto com a popularização do livro impresso, fazendo com que ele atraísse a atenção de vários artistas e, consequentemente, levando sua feitura a ser vista como um ramo das artes plásticas, que privilegiava a gravura em suas diversas modalidades.

A ideia da oficina proposta é aliar a valorização do livro com a arte da gravura, pois ambos sempre estiveram intimamente ligados um ao outro. Com duração de 4 horas, serão apresentadas as ferramentas utilizadas na confecção da matriz da gravura em relevo, demonstração de como se prepara o material que servirá de suporte da matriz, auxilio dos participantes na preparação de suas matrizes, dentre outras técnicas.

Sobre Fabio Sapede

Fundou o Ateliê De Etser em 1998, junto com George Gütlich, tendo como foco a gravura, em especial, na técnica do metal. Frequentou o ateliê de gravura da Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos desde o início de suas atividades e enquanto este esteve sob a coordenação de George Gütlich. Porém, sua experiência com a técnica da gravura remonta ao ano de 1983, quando frequentou o Ateliê de Arriete Chain, em São Paulo, e teve contato com grandes artistas e técnicos da modalidade. Nesse período, aprimorou as técnicas de gravação e impressão que vinha desenvolvendo como autodidata. Participou de exposições e congressos internacionais de gravura e de Ex-Libris. É hoje coordenador de cursos de gravura no De Etser e na Fundação Cultural Cassiano Ricardo e São José dos Campos.

 

#PraTodosVerem: sequência de imagens da Oficina de Ex-Libris. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos