A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão Socioambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), passou a monitorar mais um ninho de coruja-buraqueira (Athene cunicularia), encontrado por um morador do bairro Porto Grande.
Agora, há seis ninhos espalhados pelo município e zelados pela SEMAM, com o objetivo de proteger a espécie, considerada um animal silvestre. Os outros cinco estão nos bairros Enseada e Praia Grande, com dois ninhos cada, e Canto do Mar.
A Divisão Socioambiental da SEMAM atua em um projeto de proteção à fauna silvestre que tem, entre as ações, identificar os ninhos com placas e realizar monitoramentos periódicos das corujas, visando acompanhar a reprodução e manter as condições favoráveis para o seu desenvolvimento.
Ave de hábitos diurnos e noturnos, a predadora nutre-se de pequenos roedores, insetos e cobras. Leva de 28 a 30 dias para incubar sua cria no ninho, que acomoda de 2 a 12 ovos.
A Prefeitura solicita aos munícipes que preservem o meio ambiente, respeitem o espaço das aves e não se aproximem dos ninhos. Caso testemunhe qualquer crime ambiental, entre em contato pelo telefone (12) 3892-6000, das 9h às 16h, e denuncie.
#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra ninho de coruja-buraqueira no bairro Porto Grande. Fim da descrição