Número supera cirurgias feitas em anos anteriores
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou 2.073 castrações gratuitas em 2021, quantidade superior à de anos anteriores. Entre 2017 e 2020, o número foi de 4.783, uma média de 1.195 por ano.
O total engloba tanto cirurgias realizadas nos bairros, por meio do circuito Amigo Pet, quanto as que aconteceram na sede do CCZ. Até o final do ano, o número será ainda maior, visto que estão previstos mutirões em Maresias, Topolândia e aldeia indígena Rio Silveiras, em Boraceia.
O Circuito de Castração Amigo Pet é realizado desde julho deste ano em parceria com associações de moradores, responsáveis por realizar a triagem e agendar com os munícipes.
O objetivo é levar esse tipo de cirurgia gratuitamente aos bairros, especialmente os mais populosos, promovendo o controle populacional de cães e gatos e evitando transmissão de doenças e crias indesejadas.
Além de serem castrados, os animais recebem um microchip, implantado no dorso, com informações que integram o sistema do Centro de Controle de Zoonoses. Em caso de fuga ou atropelamento do animal, é possível, com a leitura do chip, localizar o proprietário.
O CCZ mantém agenda permanente de castrações. Para se cadastrar, o munícipe deve ligar para o número (12) 3861-2555 munido de documentos pessoais e comprovante de residência.
#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra circuito de castração gratuita realizado em Boraceia. Fim da descrição.