Desde 2017, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), tem em seu quadro de modalidades esportivas a natação adaptada, voltada para Pessoas com Deficiência (PCDs).
A natação adaptada, além de promover o bem-estar físico do aluno, possibilita a melhora da autonomia motora (devido aos movimentos independentes de próteses ou suportes) e da autoestima, em que o esportista percebe seu desenvolvimento a cada dia.
No evento aquático realizado no domingo (07), Travessia do Canal de Ilhabela, dois atletas da SEESP se destacaram: o atleta Daniel Bueno Dias, de 48 anos, conquistou o segundo lugar, e o atleta Roberto do Nascimento, de 48 anos, o quarto lugar, ambos na Categoria PCD Masculino.
“No começo do projeto, não havia pessoas com deficiência em eventos esportivos aquáticos. Agora estamos até conquistando posições. É muito satisfatório poder ver a evolução dos alunos e suas conquistas”, comemora Marcela Cury, professora de educação física da SEESP, especializada em Atividades Aquáticas e em Atividade Física Adaptada.
O município oferece gratuitamente aulas dessa modalidade às terças e quintas-feiras, no Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz. Atualmente, são 12 alunos distribuídos em duas turmas.
Para participar das aulas de natação, pessoas com deficiência precisam ter encaminhamento de especialistas da rede de saúde e laudo médico.
Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Esportes pelo telefone (12) 3862-6803 ou pelo e-mail: seesp@saosebastião.sp.gov.br.
#PraTodosVerem: foto com os atletas Daniel Bueno Dias (à esquerda) e Roberto do Nascimento, e da Professora Marcela Cury. Fim da descrição.