terça-feira, 21 de abril de 2026
  • Fala Caragua
  • Fala Ilhabela
  • Fala Ubatuba SP
  • BERTIOGA
Fala São Sebastião
  • Início
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Guia Comercial
  • Contato
  • Praias
No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Guia Comercial
  • Contato
  • Praias
No Result
View All Result
Fala São Sebastião
No Result
View All Result
Home Educação

Prefeitura de São Sebastião realiza visita monitorada aos alunos da E. M. Prof. Dr. Jose Machado Rosa

29 de setembro de 2021
in Educação, São Sebastião
Prefeitura de São Sebastião realiza visita monitorada aos alunos da E. M. Prof. Dr. Jose Machado Rosa

Na última sexta-feira (24), os alunos do 4º ano da Escola Municipal Prof. Dr. José Machado Rosa participaram de uma visita monitorada pelo Centro Histórico de São Sebastião.

 

Guiados pelos monitores e estagiários da Secretaria de Turismo (SETUR), os 34 estudantes percorreram pelos principais pontos turísticos e culturais do Centro, e puderam conhecer mais sobre a história, o conjunto arquitetônico e a cultura da cidade, visitando o Cruzeiro, o Antigo Grupo Escolar Henrique Botelho, a Igreja Matriz, a Capela de São Gonçalo, a Casa Dória, a Casa das Janelas, a Casa de Câmara e Cadeia, o Praia Hotel e a Casa Esperança.

Além disso, aprenderam sobre as técnicas de construção dos patrimônios culturais e a evolução na cidade, do séc. XVII ao séc. XX, mostrada por meio de maquetes, na Casa da Cultura.

A visita monitorada desta sexta-feira foi um pouco diferente, contando também com a presença de um aluno paquistanês, residente no Brasil há menos de um ano. Na ocasião, os monitores apresentavam os locais tanto na língua portuguesa, quanto na língua inglesa, para que o aluno compreendesse as explicações.

A diretora da escola Helen Julio acompanhou a visita de perto e destacou a importância da ação. “As crianças aprendem na prática o que elas já aprenderam teoricamente na sala de aula, tendo acesso a todos os patrimônios culturais. Apesar da escola ser na região central, muitos alunos não conhecem a rica cultura do centro histórico, e a visita auxilia nesse processo de conhecimento.”, disse.

“De 2017 a 2019, mais de 5.000 alunos participaram das visitas, sendo um sucesso entre as crianças e adolescentes das escolas municipais. Convido todas as escolas para participarem dessa importante ação de valorização à cultura caiçara.”, ressaltou a Secretária de Turismo, Adriana Augusto Balbo.

Durante a atividade, foram aplicados os protocolos sanitários contra a COVID-19, como aferição de temperatura, utilização de álcool em gel para higienização das mãos e uso obrigatório de máscara.

O Programa de Visita Monitorada é uma parceria entre a Secretaria de Turismo (SETUR) e a Secretaria da Educação (SEDUC).

Como agendar uma visita monitorada?

Para agendamento, é necessário que as escolas municipais e estaduais façam a solicitação por meio do e-mail visitamonitorada.setur@saosebastiao.sp.gov.br. As visitas acontecem de segunda a sexta-feira, em dois horários, às 9h e às 14h.

 Programa de Enriquecimento Curricular

Na última semana, monitores e estagiários da Secretaria de Turismo (SETUR) participaram da aula prática inaugural do curso de capacitação sobre a história e cultura de São Sebastião, ministrado pelo Programa de Enriquecimento Curricular da Secretaria da Educação (SEDUC), coordenado pelas historiadoras Erika Palumbo e Fernanda P. Cronembold. Esta é uma ação de Educação Patrimonial coordenada entre as secretarias de Educação e Turismo.

#PraTodosVerem: sequência de imagens dos alunos da E.M. Prof. Dr. Jose Machado Rosa em visita monitorada pelo Centro Histórico. Fim da descrição.

Compartilhar
Previous Post

Prefeitura de São Sebastião promove reunião para consulta pública sobre Lei de Uso e Ocupação do Solo no bairro São Francisco

Next Post

Prefeitura de São Sebastião sanciona lei de plano de carreira e quadro de pessoal da GCM

Please login to join discussion
No Result
View All Result

Arquivos

Categorias

  • BALSA
  • BERTIOGA
  • BRASIL
  • Câmara Municipal de São Sebastião
    • VEREADOR REIS
  • Cultura
  • Educação
  • Esportes
  • Guia Comercial
  • Ilhabela
  • Meio Ambiente
  • Outros
  • POLÍTICA
  • Praias
  • PREVISÃO DO TEMPO
  • São Sebastião
  • Saúde
  • Surf
  • Turismo
  • Ubatuba

Publicidade

  • Início
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Guia Comercial
  • Contato
  • Praias
falacaraguasp@gmail.com

© 2021 - Fala São Sebastião - Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • Contato
  • Galeria de Fotos
  • Guia Comercial
  • Início
  • Notícias
  • Política de privacidade

© 2021 - Fala São Sebastião - Todos os direitos reservados