A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou o curso ‘Viveirista-Produção de Mudas Nativas’ para treinamento e aperfeiçoamento de pequenos produtores, trabalhadores rurais e técnicos ligados ao setor, no Viveiro Municipal.
O SENAR é uma paraestatal – órgão federal, com administração estadual – que oferece serviços de aprendizagem rural em todo o estado de São Paulo e ações de formação profissional a famílias rurais.
O curso foi ministrado por Jorge Boaventura Filho, técnico agrícola e gestor ambiental. “O objetivo é mostrar como construir um viveiro e como fazer a semeadura para depois produzir mudas corretas”, explicou Boaventura.
Com duração de três dias, encerrado nesta quinta-feira (23), a primeira fase, teórica da capacitação, incluiu temas como “A Legislação para Produção de Mudas Nativas”, “Casa de Germinação”, “Formas de Reprodução Vegetal”, “Legislação para Coleta de Sementes Nativas” e “Árvores Matrizes”.
Já na segunda fase foram abordados em aulas práticas “Métodos de Quebra de Dormência de Sementes”, “Tratamento Fitossanitário das Sementes”, “Semeadura” e Irrigação”.
#PraTodosVerem: imagem mostra o curso ‘Viveirista-Produção de Mudas Nativas’ da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) no Viveiro Municipal. Fim da descrição.