Legislativo
A possibilidade de São Sebastião contar com um Núcleo de Hemocentro e a reforma geral no Campo Municipal de Futebol de Boraceia foram os temas abordados pelo vereador José Reis na sessão desta terça-feira 22. O primeiro trabalho foi referente à área esportiva, como apontado no Requerimento nº 307/2021, em que ele solicitou a possibilidade de a administração realizar estudos para executar reforma geral no Campo de Futebol de Boraceia.
O vereador justificou que o bairro de Boraceia não conta com espaços esportivos e áreas de lazer para entretenimento da comunidade, sendo que parte da população utiliza o Campo Municipal de Futebol para a prática do esporte, inclusive com aulas da Escolinha de Futebol para as crianças em período normal de atividade?. Ele explicou que a população conta apenas com o espaço do campo e da quadra esportiva, pertencente à Escola Municipal, que é destinada, principalmente, aos alunos para realização de aulas de Educação Física.
Porém, “com a falta de manutenção há anos, o campo de futebol encontra-se em estado de abandono sem alambrados de proteção, traves em processo de deterioração, bancos de reserva em péssimas condições, iluminação precária e com risco de queda, causando insegurança a quem utiliza o espaço, além do gramado também em péssimas condições de uso e a necessidade de intervenções nas dependências dos vestiários, sanitários e nas instalações hidráulica e elétrica”, explicou o vereador em sua propositura.
Por essa razão, ele pediu estudos para reforma geral do campo visando oferecer espaço seguro para uso da população. “As atividades esportivas são muito importantes para a saúde e a inserção dos jovens e adultos junto à comunidade onde vivem e,a falta de espaços adequados e estruturados com segurança, prejudicam o desenvolvimento pleno dessas atividades que tanto contribuem para a melhoria da saúde e qualidade de vida da população”, frisou Reis.
Hemocentro
A possibilidade de a administração instalar um Núcleo de Hemocentro em São Sebastião foi reivindicada por Reis, no Requerimento nº 308/2021, em que ele citou o fato de nenhuma das quatro cidades do Litoral Norte (São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba) contarem com local para doação de sangue.
“Os doadores interessados em ajudar precisam ir ao Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São Jose dos Campos (SHH) ou no Hemonúcleo de Taubaté, que são os locais mais próximos de doação para moradores da região”, explicou o vereador.
Portanto, a instalação de um Núcleo de Hemocentro contribuiria muito para ajudar a salvar vidas facilitando o acesso dos doadores a esses núcleos para contribuir com o Banco de Sangue do município e região, disse Reis.
Ele lembrou a importância da “Campanha Junho Vermelho” e do “Dia Mundial do Doador de Sangue”, celebrado em 14 de junho. O vereador também foi autor do Projeto de Lei nº 85/2017, sancionado pela Lei nº 2526/2017, que institui a “Campanha Junho Vermelho” em âmbito municipal visando a conscientização para a importância da doação de sangue como forma de salvar vidas.
Em seu trabalho, Reis comentou que “uma doação pode beneficiar até quatro pessoas e que o sangue é essencial para atendimentos de urgência, realização de cirurgias e tratamento de pessoas com doenças crônicas, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão”. Além disso, informou que, em 2020, havia mais de 100 pessoas cadastradas para realizar doação de sangue e que, destas, cerca de 40 tinham sido levadas a Taubaté para realizar o procedimento.
Diante da importância de facilitar o acesso dos voluntários e incentivar mais ainda a doação de sangue, o vereador reforçou a necessidade de se criar um Núcleo de Hemocentro no município e indagou que, caso seja possível, qual seria a previsão para instalação e funcionamento da unidade.
Reis também quer saber qual a situação do estoque do Banco de Sangue de São Sebastião e como estão sendo realizadas as doações durante o período da pandemia, em função da Covid-19,bem como se houve redução drástica nos estoques de Bolsas de Sangue.
Foto: Luciano Vieira/CMSS