Nesta terça-feira (18), é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, caracterizado pela luta dos profissionais de saúde mental em tornar o tratamento mais humanizado, mostrando que nem todos os pacientes que sofrem de transtornos mentais necessitam de internação.
Como todos, esses pacientes têm o direito à liberdade, de viver em sociedade e de receber todos os cuidados e tratamentos sem que tenham que abrir mão de seu lugar de cidadão, deixando no passado as violações de direitos humanos e abusos contra pacientes que ocorreram nos hospitais psiquiátricos e manicômios.
Em São Sebastião, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), promoveu ações em prol desse movimento, que continuarão até o final do mês seguindo todos os protocolos sanitários como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social, em todas as atividades.
No dia 11 de maio, a SESAU, com a Fundação de Saúde Pública (FSPSS) e alunos de enfermagem da Faculdade de São Sebastião (FASS), realizou no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) I, localizado na Topolândia, uma roda de conversa com os pacientes que aguardavam para serem atendidos.
Na ocasião, o tema abordado foi sobre o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que traz o significado e a relevância de um tratamento e acompanhamento mais humanizado.
Hoje ocorreu mais uma roda de conversa e a próxima será na terça-feira (25), às 9h, também no CAPS I.
Em 14 de maio, foi realizado no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), no Canto do Mar, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), que cedeu as mudas, e a Regional Costa Norte da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), o plantio de árvores frutíferas. Essa ação buscou revitalizar o espaço, oferecendo mais um local na unidade de saúde para atividades terapêuticas.
Nesta terça-feira (18), ocorrerá, às 19h, uma roda de conversa entre a equipe técnica de saúde mental e os alunos de enfermagem da FASS, com o tema “Luta Antimanicomial – Entender para Compreender”. Participarão do evento a Angélica Oliveira, Diretora de Especialidades da FSPSS, Carla Brasil, Diretora de Políticas Públicas, Ana Paula, enfermeira do CAPS I, Danny Márcio, Psicólogo e Cida Ivanov, Ceremista. O evento não será aberto ao público. Ao final, será entregue um certificado de seis horas aos alunos.
SERVIÇO
CAPS I – Centro de Atenção Psicossocial I
Realiza atendimento para pessoas com transtornos mentais graves e persistentes como esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão grave e outros. Composta por equipe multiprofissional, são referenciadas pelas unidades de saúde, pronto socorro e outras especialidades.
Mais informações no número (12) 3892-3470.
CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – Bairro Canto do Mar
Modalidade igual ao CAPS I, contudo, prioriza pacientes com uso abusivo de substancias psicoativas (álcool e outras drogas). O atendimento é livre as pessoas que desejam procurar tratamento, ou seja, não há necessidade de encaminhamento.
Mais informações no número (12) 3892-5936.
#PraTodosVerem: sequência de fotos que relatam os pacientes em ação em homenagem ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Fim da descrição.