Prefeito recebeu carta da presidente da OMAEP parabenizando-o pelo 1º aniversário do Centro Gestacional
O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, participou nesta terça-feira (4), no Centro Gestacional Harmonia para a Vida, na Rua da Praia, da abertura do primeiro curso de Formação de Doulas Voluntárias dos SUS, que prossegue até o sábado (dia 8), sempre das 9h às 17h para a primeira turma, composta pela metade das 48 inscritas, em função da pandemia da Covid-19.
A abertura do curso, organizado pelo Centro Gestacional, foi feita pela presidente e vice-presidente da ANEP (Associação Nacional de Educação Pré-Natal) Carla Maria Machado e Laura Uplinger, que respectivamente, abordaram o tema “O feminino”, sob diversos aspectos. Maria Fernanda Cavinato, médica da família, falou sobre o nascimento da criança.
O centro permitirá a formação de doulas que atuarão na maternidade do Hospital de Clínicas de São Sebastião pelo período de quatro horas por semana, voluntariamente. O prefeito Felipe Augusto já havia regulamentado a lei que autoriza a atuação de doulas dentro da maternidade.
Carla Bruço, diretora do Centro Gestacional, explicou que com o curso haverá o efetivo atendimento de doulas voluntárias, que tem papel fundamental no aspecto físico, emocional, espiritual e no alívio da dor no processo do parto.
Carla também esclareceu que o Centro é uma extensão do atendimento à gestação de alto risco, que mensalmente atende 80 gestantes nessa condição. O Centro é o primeiro do Brasil a oferecer práticas integrativas voltadas à gestantes de gravidez de alto risco, como: dança do ventre, Yoga, Massagem; Atendimento de Enfermagem Obstétrica; aula de parto e passaporte para o parto com casais, Psicologia no pré-Natal, Talassoterapia (terapia dentro do mar) e pré- natal na aldeia Rio Silveiras (Boraceia)
Durante a abertura do evento, o prefeito Felipe Augusto foi parabenizado pela iniciativa e comemoração do primeiro ano do inédito centro gestacional. O prefeito recebeu uma carta da presidente da OMAEP (Organização Mundial das Associações para a Educação Pré-natal), Lavínia Nanu, e mensagens de vídeo de autoridades mundiais no assunto, como Ionna Mary (presidente da ANEP da Grécia) e François Amigues, educador pré-natal e membro da OMAEP.
O prefeito destacou o pioneirismo mundial de São Sebastião na questão e falou de outras iniciativas voltadas à defesa das mulheres e da criança e lembrou que o centro gestacional nasceu de uma reunião entre ele e Carla Bruço. Ainda na abertura, o prefeito anunciou o projeto de elaboração de um livro contando a inédita criação do centro gestacional em São Sebastião, com o objetivo de levar ao conhecimento do pioneirismo brasileiro.
Antes do início do curso, houve apresentação do músico e professor, Bernardo Heer e da doula Géssica Scipioni, de Londrina (PR). As aulas da segunda turma do curso ainda será definida.
Acompanharam o prefeito na abertura do curso: Carlos Craveiro (Presidente da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião) e Angélica Oliveira (Diretora de Atenção Especialista Fundação de Saúde Pública de São Sebastião), Leonardo Bastos (Secretário Adjunto de Planejamento).