A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), realizou uma reunião técnica da diretoria de saúde bucal do município com a coordenação de saúde bucal de Ilhabela, em que foram analisados os processos de trabalho no período de pandemia e alinhadas as novas ações frente às tendências do setor.
O número de atendimentos de primeira consulta odontológica saltou de 34 pacientes no início da pandemia (março/abril de 2020) para 766 em dezembro de 2020 no município. Tais dados ajudam a diretoria de saúde bucal a nortear as futuras ações e planos de contingência para manter a qualidade do atendimento odontológico no município.
São Sebastião é referência no Brasil no tratamento odontológico, recebendo por dois anos consecutivos o Prêmio Nacional de Saúde Bucal (2018/2019). Em 2020, devido à pandemia, não foi possível haver o cerimonial de premiação em que o município receberá um novo consultório odontológico.
Por ser destaque nacional, a diretoria de saúde bucal atendeu ao pedido da cidade de Alto Paraíso de Goiás (GO) para prestar consultoria de como implementar o modelo de serviço sebastianense.
Os eventos ocorrerão assim que os números da pandemia melhorem e o risco de transmissão de coronavírus seja menor.
A Prefeitura de São Sebastião, na área odontológica, permanece com atendimento de excelência e continua avançando nas tratativas do projeto do novo Centro de Especialidades Odontológica (CEO) Central, da mecanização dos tratamentos endodônticos e do retorno gradual do programa de capacitação para nossos funcionários.