Este mês é conhecido como Janeiro Branco devido à campanha brasileira que visa promover a conscientização sobre questões relacionadas à saúde mental e emocional – assuntos ainda mais evidenciados em tempos tão delicados de pandemia – e melhorar a qualidade de vida de cada cidadão.
Em São Sebastião, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde (SESAU), promoveu neste mês rodas de conversas sobre o Janeiro Branco com profissionais da Atenção Básica de Saúde do município, ministradas pela psicóloga Carla Brasil de Oliveira, pelo nutricionista Daniel Pecchio e pela terapeuta ThetaHealer Aline Bianca Bezerra.
Participaram 75 profissionais entre médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, farmacêuticos, auxiliares de saúde bucal e agentes comunitários de oito Unidades de Saúde da Família (USFs) do município (Jaraguá, Topolândia, Olaria, Itatinga I e II, Maresias I e II e Juquehy II).
A psicóloga Carla Brasil de Oliveira compartilhou suas impressões: “A experiência foi exitosa com a participação das equipes possibilitando a reflexão sobre como está a saúde mental do profissional em época de pandemia”.
A equipe do USF Juquehy II diz o quão importante foram as palestras para os profissionais. “Num momento em que a equipe se encontra desmotivada, por diversos motivos, a apresentação com foco na saúde mental dos profissionais veio trazer a todos uma injeção de ânimo”, relatou a enfermeira Ariadne, representando toda a unidade.