A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Saúde (SESAU), através da Vigilância Epidemiológica, realizou nesta sexta-feira (22) um treinamento para os profissionais da saúde para estarem aptos a aplicar as doses das vacinas.
O treinamento foi ministrado pela enfermeira Karine Ribeiro Gonçalves Dias, chefe da vigilância epidemiológica, e pela enfermeira Marcele Cristina Ferrari, para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das Unidades de Atenção Básica, Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) e Hospital de Clínicas da Costa Sul, reserva indígena Rio Silveiras e Lar Vicentino.
De forma antecipada e organizada, esse treinamento visa preparar os funcionários para vacinar a população que se encaixa nos grupos prioritários.
Entre os pontos levantados, foram abordados os cuidados necessários, como higienização necessária na lavagem das mãos, cuidados com as filas para não gerar aglomerações, determinação dos horários nas unidades de saúde pelas faixas etárias, etc.
Foi ressaltado o cuidado com pacientes gestantes, puérperas, lactantes, pessoas com doenças reumáticas imunomediadas, oncológicos, transplantados e imunossuprimidos e situações que dependam de critério médico.
Os profissionais foram treinados também para o novo sistema on-line, Vacivida, do Estado de São Paulo, onde ocorrerá o registro nominal das doses aplicadas da vacina. Esse sistema permite o acompanhamento individualizado e em tempo real dos registros de pessoas já imunizadas.
Neste momento, a vacinação não está disponível para a população em geral, apenas para profissionais da saúde que trabalham na linha de frente combatendo a Covid-19, idosos do Lar Vicentino e os índios da comunidade indígena Rio Silveiras. A meta é vacinar 90% do público-alvo de cada categoria, para assim conseguir a imunidade de rebanho na cidade.