A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), vem tomando medidas que estão conseguindo manter os índices de Covid-19 sob controle, como a alta taxa de recuperados – 92% dos positivados superaram a doença – e com baixo número de internados – no momento, são cinco pacientes com coronavírus.
Segundo a Associação de Municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira (CODIVAP), a taxa de letalidade de São Sebastião está em 1,9%, abaixo da média do Estado de São Paulo (3,3%) e do Brasil (2,6%).
Entre as ações da Prefeitura estão a testagem constante da população, o tratamento com medicamentos nas fases iniciais da doença, bloqueios sanitários educativos, campanhas de conscientização para a prevenção do contágio do coronavírus e ambulatório pós-covid, dedicado para a reabilitação de pacientes que ainda possuem sequelas da doença.
Também há duas unidades hospitalares preparadas para atendimento exclusivo de pacientes com síndrome respiratória (principal sintoma da Covid-19): na região central, no Pronto Socorro, e no Hospital de Clínicas da Costa Sul, em Boiçucanga.
Para a realização de testagem rápida, mediante critério médico, há cinco unidades de saúde localizadas nos bairros: USF Morro do Abrigo/São Francisco, USF Topolândia, Pronto Atendimento de Boiçucanga, USF Boiçucanga e USF Juquehy II.
No momento, a cidade registra 2.911 casos confirmados, 57 óbitos de moradores relacionados à doença e 5 mortes de não residentes em São Sebastião. Até agora são 2.683 pessoas recuperadas da doença e 166 pessoas estão em quarentena domiciliar e. Ao todo, 23.622 testes rápidos foram realizados no município – 26,2% da população sebastianense.