terça-feira, 21 de abril de 2026
  • Fala Caragua
  • Fala Ilhabela
  • Fala Ubatuba SP
  • BERTIOGA
Fala São Sebastião
  • Início
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Guia Comercial
  • Contato
  • Praias
No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Guia Comercial
  • Contato
  • Praias
No Result
View All Result
Fala São Sebastião
No Result
View All Result
Home São Sebastião

Sabesp inicia inspeções em redes coletoras de esgoto de Barra do Sahy e Baleia, em São Sebastião

4 de novembro de 2020
in São Sebastião
Sabesp inicia inspeções em redes coletoras de esgoto de Barra do Sahy e Baleia, em São Sebastião

 

A ação visa detectar irregularidades como ligações de águas pluviais nas tubulações por meio de “teste de fumaça”

A Sabesp inicia nesta quinta-feira (5) vistoria para identificação de irregularidades em ligações domiciliares de esgoto nas comunidades de Barra do Sahy e Baleia, na Costa Sul de São Sebastião.
Também participam da ação a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e o Instituto de Conservação Costeira (ICC) da APA (Área de Proteção Ambiental) Baleia/Sahy.
Serão inspecionados 8,8 km de redes coletoras de esgoto em uma região que possui quase 1,5 mil imóveis conectados ao sistema público.
Mais conhecido como “teste de fumaça”, o trabalho visa identificar imóveis que possam estar encaminhando águas pluviais às redes coletoras, que são projetadas para receber somente esgoto.
Para identificar pontos de infiltração de águas pluviais em suas tubulações, a Sabesp injeta fumaça (não prejudicial à saúde) dentro de poços de visita (tampões de ferro) e, a partir daí, é feita a observação para localizar por onde ela sairá. “O correto é que essa fumaça saia pela caixa de inspeção do imóvel, o que significa que a ligação está correta. Caso seja visualizada nas calhas ou ralos do quintal, o imóvel está com sua ligação irregular despejando águas pluviais em nossas redes”, explicou o gerente de São Sebastião, Fernando Garcia Lopes.
É importante ressaltar que água pluvial nas redes coletoras pode causar a sobrecarga das tubulações, causando entupimentos ou retorno da água contaminada para dentro do imóvel. “As redes coletoras foram dimensionadas para receber somente esgoto e, por isso, toda residência deve adotar o sistema separador, ou seja, uma tubulação para escoamento da água de chuva, que a levará até as galerias de águas pluviais, e outra para o esgoto a fim de encaminhá-lo para tratamento em nossas estações”, complementou Lopes, lembrando que após a execução dos trabalhos todos os imóveis com conexões irregulares serão notificados pela Sabesp e também pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente para que os proprietários providenciem as regularizações.
Em Caraguatatuba a ação foi realizada no bairro Jardim Aruan em um trecho de 1,4 km de extensão abrangendo 129 imóveis. Em Ubatuba foram inspecionados 5,6 km de tubulações nos bairros Perequê-Açu, Itaguá e Taquaral. Foram identificados 17 e 18 imóveis com irregularidades, respectivamente.

Foto: Divulgação/Sabesp

Compartilhar
Previous Post

Circuito Litoral Norte marca presença em eventos para consolidar retomada do turismo na região

Next Post

Hospital de Clínicas de São Sebastião Costa Sul será entregue à população dia 07

Please login to join discussion
No Result
View All Result

Arquivos

Categorias

  • BALSA
  • BERTIOGA
  • BRASIL
  • Câmara Municipal de São Sebastião
    • VEREADOR REIS
  • Cultura
  • Educação
  • Esportes
  • Guia Comercial
  • Ilhabela
  • Meio Ambiente
  • Outros
  • POLÍTICA
  • Praias
  • PREVISÃO DO TEMPO
  • São Sebastião
  • Saúde
  • Surf
  • Turismo
  • Ubatuba

Publicidade

  • Início
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Guia Comercial
  • Contato
  • Praias
falacaraguasp@gmail.com

© 2021 - Fala São Sebastião - Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • Contato
  • Galeria de Fotos
  • Guia Comercial
  • Início
  • Notícias
  • Política de privacidade

© 2021 - Fala São Sebastião - Todos os direitos reservados