A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), realizou, nesta sexta-feira (14), vistoria em árvores urbanas, em ação conjunta com a concessionária de distribuição de energia elétrica EDP. O objetivo foi avaliar a necessidade de podas preventivas e possíveis cortes daquelas que apresentam risco de queda, podendo causar danos à rede, interrupção do fornecimento de energia ou acidentes.
O trabalho foi realizado entre os bairros Figueira e Pitangueiras, região central do município, de acordo com a lei municipal n° 2.637/2019, que dispõe sobre os procedimentos a serem adotados para o manejo de árvores isoladas nativas e exóticas e os respectivos critérios para a elaboração dos termos de compensação ambiental.
A iniciativa é resultado da parceria entre técnicos da SEMAM e da EDP, que trata de uma série de ações voltadas à gestão ambiental e manejo adequado de árvores urbanas. De acordo com a SEMAM, demais vistorias serão feitas de forma conjunta, em caso de necessidade de cortes e remoções de árvores em condições de risco.
Em caso de corte, os locais para plantios compensatórios serão definidos pela Secretaria de Meio Ambiente.