São Sebastião: bate-papo de cinema Pontos MIS deste sábado exibe o clássico ‘Nanook, o Esquimó’, precursor do gênero documentário
O Pontos MIS, programa de difusão cultural do MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – realiza semanalmente a exibição digital de um filme seguido de bate-papo ao vivo no canal do YouTube do MIS.
Em parceira com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), a edição deste sábado (13) do Bate-papo de Cinema Pontos MIS celebra os 98 do clássico do documentário ‘Nanook, o esquimó’ (Nanook of the North, dir. Robert Flaherty, EUA, 78 min, livre).
O filme será exibido gratuitamente, mediante inscrição prévia por meio do link https://mis-sp.org.br/programacao/, a partir desta quinta-feira, 11 de junho. A sessão, que acontece às 16h, será seguida por bate-papo ao vivo, às 18h, com o professor e crítico de cinema Cássio Starling e com a documentarista Daniela Gonçalves.
No primeiro documentário de longa-metragem produzido no mundo, o diretor Robert Flaherty registra a vida e as relações dos inuit, indígenas esquimós, por meio de Nanook e sua família. A preocupação do filme é enfatizar os costumes tradicionais dos esquimós de Port Huron, perto da Baía de Hudson, no Canadá. Robert Flaherty introduziu inovações cinematográficas e um olhar sob as culturas tradicionais que influenciou de maneira decisiva o gênero documentário de caráter antropológico, abrindo espaço para refletir sobre ficção/realidade, encenação, entre outros temas.
Confira abaixo a programação desta semana do #MISemCASA. Com exceção do podcast, veiculado no perfil do MIS no Spotify, toda a programação é transmitida pelo canal do Museu no YouTube.
11.06 | Quinta-feira | 17h | Podcast Isso só acontece em novela – Episódio 7
Realizado pelo Pontos MIS, o podcast ‘Isso só acontece em novela’ analisa cronologicamente as telenovelas mais populares no país e seu impacto na sociedade. Nesta semana, o roteirista, dramaturgo e diretor teatral Lucas Martins Néia, e o jornalista, roteirista e crítico de novela Raphael Scire falam sobre os sucessos mais recentes da nossa teledramaturgia, como Avenida Brasil (2012) e A dona do pedaço (2019), na Globo, e o fenômeno Os dez mandamentos (2015), na Record. Neste episódio, também comentam sobre a pulverização de audiência para outras mídias, como os serviços de streaming, e a produção de novelas infantis no SBT. Esse é o segundo podcast produzido exclusivamente pelo Museu, que, em 2019, criou a série Musicais no cinema, derivada da exposição de mesmo nome. O perfil do MIS na plataforma Spotify pode ser acessado neste link: https://open.spotify.com/show/2dnYUmvMF6h4Pc6fLJcCwQ.
11.06 | Quinta-feira | 20h | Mostra Cinema de Acervo – Animação em Super 8
A campanha #MISemCASA apresenta o Cinema de Acervo, uma seleção de filmes brasileiros digitalizados a partir de material físico tais como 16mm, 35mm ou Super 8. No mês de junho, o Cinema de Acervo traz um panorama de produções realizadas em Super 8 e que fazem parte do Acervo MIS. Criado nos anos 1960, o Super 8 surgiu como uma versão melhor apresentada da película de 8mm. Quando a Kodak lançou em 1965 a bitola com o formato denominado Super 8, imediatamente os cineastas da época demonstraram interesse, em especial aqueles que trabalhavam com animação. O público pode conferir nesta edição quatro curtas-metragens: Ói nóis aqui traveis (Dir. Flávio Del Carlo, Brasil, 1977, 3 min, 12 anos), Foi pena que… (Dir. Helmuth Wagner Júnior, Brasil, 1981, 6 min, 10 anos), Veneta (Dir. Flávio Del Carlo, Brasil, 1979, 11 min, livre) e O desenho da cidade (Dir. Luiz Rocha Soares, Brasil, 23 min, 10 anos).
Confira os curtas:
www.youtube.com/playlist?list=PL3fWzoSbDCCC6Rzy4Z5Y9T9hfmWUfxmc6
12.06 | Sexta-feira | 20h | Musicais no cinema – Claudia Raia
Para a exposição Musicais no cinema, que ficou em cartaz no MIS entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020, foram registrados depoimentos inéditos de grandes nomes do cinema brasileiro. Este episódio da websérie derivada da exposição traz o depoimento de Claudia Raia. A atriz fala sobre o início de sua carreira, os primeiros passos na dança na escola de música e dança criada pela mãe na cidade de Campinas, e quando, pela primeira vez, viu um musical na Broadway e sentiu que ali tinha a referência do que faria na vida. Claudia fala sobre seus trabalhos na TV, sua amizade com Silvio de Abreu e o trabalho pioneiro no Teatro Musical no Brasil.
Confira a entrevista:
www.youtube.com/playlist?list=PL3fWzoSbDCCC6Rzy4Z5Y9T9hfmWUfxmc6
14.06 | Domingo | 17h | Lendo imagens – Sylvia Sanchez
O MIS inicia uma nova programação dentro do campo da fotografia, uma das maiores frentes do Museu: o Lendo imagens. Quinzenalmente, o projeto apresenta um diálogo direto entre artistas e público, partindo das fotos de Acervo MIS. No novo projeto, que tem como objetivo divulgar as obras e também valorizar os artistas contemporâneos, o MIS convida artistas a escolherem uma imagem do Acervo, para compartilhar uma leitura com o público. O primeiro vídeo traz a artista visual Sylvia Sanchez, selecionada pelo programa Nova Fotografia no MIS 2019, que lê uma imagem de Camila Picolo, fotógrafa participante do Nova Fotografia 2016. Na foto em questão, Ondas, a ideia do acaso cotidiano está presente, tema em comum entre as duas artistas, com a diferença que Sylvia trabalha com foto construída, e Camila, com o acaso em si.
Confira o vídeo:
www.youtube.com/playlist?list=PL3fWzoSbDCCC6Rzy4Z5Y9T9hfmWUfxmc6