Crédito: Matheus Aguiar/ PMSS
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), participou do Revelando SP 2026, realizado entre os dias 23 e 27 de julho, no Parque da Cidade, em São José dos Campos. Considerado o maior festival de valorização das culturas tradicionais do Estado, o evento reuniu representantes de dezenas de municípios paulistas em uma grande celebração do patrimônio cultural imaterial.
São Sebastião levou ao festival quatro importantes manifestações culturais que representam a diversidade e a riqueza de suas tradições: o Coral das Mulheres Guaranis, do Território Indígena Rio Silveira; a Folia de Reis do Morro do Abrigo, que preserva a tradição há mais de 60 anos; a Folia de Reis Cia do Litoral, dedicada à transmissão dos saberes populares às novas gerações; e o Grupo Aleluia de Fandango Caiçara, primeiro grupo de fandango formado exclusivamente por mulheres no Litoral Norte.
As apresentações encantaram o público ao destacar expressões culturais que mantêm vivas as tradições indígenas, caiçaras e da cultura popular, reforçando a identidade cultural de São Sebastião e a importância da preservação do patrimônio imaterial.
A participação no Revelando SP reafirma o compromisso da Prefeitura de São Sebastião e da Fundass com a valorização, a difusão e a salvaguarda das manifestações culturais do município, promovendo seus grupos tradicionais em um dos mais importantes eventos de cultura popular do Estado de São Paulo.
#PraTodosVerem: participação de grupos culturas em apresentações municipais em área do Parque da Cidade. Fim da descrição.
