quinta-feira, 16 de julho de 2026
  • Fala Caragua
  • Fala Ilhabela
  • Fala Ubatuba SP
  • BERTIOGA
Fala São Sebastião
  • Início
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Guia Comercial
  • Contato
  • Praias
No Result
View All Result
  • Início
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Guia Comercial
  • Contato
  • Praias
No Result
View All Result
Fala São Sebastião
No Result
View All Result
Home Meio Ambiente

Prefeitura de São Sebastião recebe cerca de 1.300 mudas de espécies raras em compensação ambiental

15 de julho de 2026
in Meio Ambiente, São Sebastião
Prefeitura de São Sebastião recebe cerca de 1.300 mudas de espécies raras em compensação ambiental

Crédito: Anna Paula | PMSS

As áreas verdes e as ações de reflorestamento da Prefeitura de São Sebastião serão ampliadas após a chegada de 1.280 mudas de espécies raras ao Viveiro Municipal, nesta quarta-feira (15/7). As plantas são provenientes de um processo de compensação ambiental.

A iniciativa reforça o Programa de Arborização Urbana do município. De acordo com relatório da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), mais de 615 mudas foram plantadas no primeiro semestre de 2026.

As mudas são oriundas de um empreendimento localizado na Costa Sul de São Sebastião. Entre as espécies doadas estão grumixama comum e amarela, pitanga comum e preta, guanandi, aroeira-pimenta, araçá-vermelho, araçá-amarelo, cambucá, cambuci e bacupari.

O prefeito Reinaldinho Moreira acompanhou a chegada das mudas ao Viveiro Municipal e reafirmou o compromisso da administração com a preservação ambiental.

“Desde o começo da nossa gestão, buscamos ampliar as ações socioambientais e colocar em prática a Campanha de Arborização Urbana. Essas mudas serão destinadas à ampliação das áreas verdes do município, fortalecendo as ações de arborização e reflorestamento. É um exemplo de que o cumprimento da legislação ambiental gera benefícios concretos para toda a população e para as futuras gerações”, afirmou o prefeito.

Seja em área pública ou particular, qualquer supressão de árvores isoladas depende de autorização emitida pela Semam. Sem o documento, estão previstas multas e sanções administrativas.

A Lei 2.878/2022 é aplicável a árvores e palmeiras isoladas presentes em áreas públicas ou particulares, mas não se aplica a árvores que compõem fragmentos de vegetação nativa ou maciços florestais.

De acordo com a Lei 2.878/2022 e mediante análise da Secretaria do Meio Ambiente, é necessária a apresentação de relatório técnico elaborado por profissional habilitado para a supressão de seis ou mais exemplares arbóreos ou palmáceos em uma mesma área. Para até cinco exemplares, poderá ser adotado procedimento simplificado, também sujeito à avaliação da Semam.

Munícipes em situação de vulnerabilidade social e sem condições financeiras estão isentos da apresentação do relatório técnico, mediante vistoria de fiscal habilitado da secretaria e comprovação da condição por meio da declaração de vulnerabilidade social.

Toda autorização para corte de árvore ou palmeira isolada está vinculada à compensação ambiental, por meio da doação de mudas ao Viveiro Municipal e do pagamento das taxas estabelecidas pela legislação. Mais informações estão disponíveis no portal da Prefeitura.

#PraTodosVerem: As imagens mostram o Viveiro Municipal de São Sebastião com parte das mais de 1.200 mudas recebidas por meio de compensação ambiental. Em diferentes registros, servidores realizam o descarregamento, o manuseio, a organização e a irrigação das mudas, que incluem espécies arbóreas e palmeiras acondicionadas em sacos para plantio. Ao fundo, é possível observar a estrutura do viveiro e a vegetação da Mata Atlântica, evidenciando o trabalho de preparação e manutenção das plantas que serão utilizadas em ações de arborização e recuperação ambiental no município. Fim da descrição.

Compartilhar
Previous Post

Prefeitura de São Sebastião abre inscrições até 31 de julho para cadastro do Transporte Universitário 2026

Next Post

São Sebastião cresce no Cadastur e reforça importância do cadastro para fortalecimento do turismo

No Result
View All Result

Arquivos

Categorias

  • BALSA
  • BERTIOGA
  • BRASIL
  • Câmara Municipal de São Sebastião
    • VEREADOR REIS
  • Cultura
  • Educação
  • Esportes
  • Guia Comercial
  • Ilhabela
  • Meio Ambiente
  • Outros
  • POLÍTICA
  • Praias
  • PREVISÃO DO TEMPO
  • São Sebastião
  • Saúde
  • Surf
  • Turismo
  • Ubatuba

Publicidade

  • Início
  • Notícias
  • Galeria de Fotos
  • Guia Comercial
  • Contato
  • Praias
falacaraguasp@gmail.com

© 2021 - Fala São Sebastião - Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • Contato
  • Galeria de Fotos
  • Guia Comercial
  • Início
  • Notícias
  • Política de privacidade

© 2021 - Fala São Sebastião - Todos os direitos reservados