José Lindemberg desenvolveu uma plataforma para facilitar ações sociais do Instituto | Crédito: Martin Gurfein
Cursos de programação, promovidos em parceria com a SoulCode Academy, já impactaram mais de 20 jovens que hoje sonham com carreiras na área
|
No mês em que celebramos o Dia Mundial da Ciência e Tecnologia, o Instituto Verdescola reafirma o compromisso com a inclusão digital por meio de cursos de tecnologia da informação (TI) para a população da Vila Sahy, comunidade do litoral norte de São Paulo, gravemente afetada pelas chuvas de fevereiro de 2023. Em nosso país, de acordo com pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 57% dos usuários brasileiros não contam com acesso pleno à internet e, somente, 22% da população tem conexão estável e com amplo acesso.
Os cursos oferecidos em parceria com a SoulCode Academy, renomada Edtech brasileira, jovens em situação de vulnerabilidade estão encontrando novas oportunidades no universo da programação e desenvolvimento de jogos. A formação tem transformado a realidade de moradores da região, que aprendem desde a programação em 2D até o desenvolvimento de jogos em 3D.
O primeiro projeto com a Edtech se deu por meio de uma oficina de programação para jovens de 13 a 14 anos, atendidos na ONG, em 2023. A partir dessa experiência, o Instituto abriu suas portas para a comunidade com o curso de Programação Full Stack, formando 12 jovens que agora possuem habilidades para analisar informações e contribuir para o crescimento de empresas locais. O aluno José Lindemberg, que também é colaborador do Instituto, exemplificou o sucesso do curso ao desenvolver uma plataforma para facilitar processos de ações sociais promovidas pela ONG, como o Mutirão da Saúde, realizado anualmente, em parceria com o Ensino Einstein.
Em 2024, o Instituto Verdescola deu um passo ainda mais inovador lançando o curso pioneiro de Programação em Games, que ensinou os alunos a programar em 2D na plataforma Unity, no primeiro semestre. O sucesso foi tão grande que a instituição ofereceu uma segunda etapa do curso, focando agora na produção de jogos em 3D.
|
Yuri Nogueira é um dos jovens selecionados para o curso de Programação em Games | Crédito: Instituto Verdescola
Yuri Rafael Nogueira dos Santos, de 22 anos, é um dos alunos que não deixou a oportunidade escapar. “Eu sempre fui apaixonado por videogames e tinha curiosidade de entender como as mecânicas dos jogos funcionavam. Quando vi a oportunidade de estudar isso mais a fundo, agarrei com todas as forças. Já tinha feito o curso de Full Stack, o que me deu a base necessária para seguir com a programação de jogos. Esse curso gratuito aqui na região é único. Meu objetivo é criar jogos que possam alcançar o maior número possível de pessoas, transmitindo mensagens por meio deles.”
|
Ana Luiza vê o curso como porta de entrada para o mundo da Tecnologia | Crédito: Instituto Verdescola
Já a Ana Luiza Barbosa da Silva, de apenas 16 anos, vê o curso como uma porta de entrada para o universo da tecnologia. “Eu não pretendo seguir na área de games profissionalmente, mas vejo a tecnologia como um campo vasto que quero explorar. A SoulCode é como um solo fértil, e estou plantando minha semente aqui. Eu vejo a estrutura do curso como muito motivadora, e já até envolvi minha irmã, que quer fazer o design dos meus jogos”, contou, entusiasmada, a jovem.
Sobre o Verdescola
O Instituto Verdescola é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2005 e com atuação em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, desde 2008. Diariamente são atendidas cerca de 1.000 crianças, adolescentes e adultos de comunidades em situação de vulnerabilidade social. Em 2023, recebeu o título de Melhor ONG do Estado de São Paulo. Por seis anos consecutivos, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023, o Instituto Verdescola é premiado como uma das 100 Melhores Ongs do Brasil.