A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Serviços Públicos (SESEP) e Saúde (SESAU), inaugurou os primeiros parques para pets do projeto ‘Parcão’, no último fim de semana. Na sexta-feira (4), o primeiro bairro a ser contemplado com o espaço de lazer foi o Porto Grande. Já no sábado (5), foi a vez do bairro São Francisco receber a estrutura.
No Porto Grande, além do parque para os pets, houve a entrega de um parque infantil ecológico para as crianças se divertirem junto com os familiares. Os playgrounds ecológicos oferecem maior resistência, durabilidade e segurança para as áreas infantis do município.
O prefeito Felipe Augusto participou da cerimônia de inauguração e enfatizou a necessidade de investir nessas estruturas para oferecer um novo tipo de turismo na cidade. “Este é um mercado muito promissor e estamos investindo no ramo para ter mais um atrativo para os turistas que procuram a nossa cidade”, disse.
Além disso, o prefeito informou que o projeto do ‘ParCão’ incentiva a saúde física e mental dos animais e possibilita mais liberdade aos pets. “Tenho que ressaltar que existem cuidados a serem tomados pelos tutores, pois eles precisam colocar coleiras nos seus pets enquanto eles estão no espaço”, explicou o prefeito.
O PATA Móvel esteve presente nas duas inaugurações realizando orientações veterinárias, agendamento para castração e vacinação.
Os playgrounds para os cachorros contam com rampa sobe e desce, prancha de equilíbrio, pula pneu, obstáculos, gangorra prancha e túnel. As atividades no ‘ParCão’ reduzem a agressividade, aumentam a socialização e diminuem a ansiedade excessiva.
De acordo com o prefeito, os locais foram escolhidos para serem contemplados pelo projeto por terem vários tutores que já levam seus pets para passear e se divertir.
Uma dessas tutoras é Priscila Marinheiro, moradora do Porto Grande e que comemorou a inauguração do espaço. Para ela, é muito importante que os gestores de São Sebastião estejam atentos a essa nova tendência que é o mercado pet e continuem investindo nesse mercado.
“Para todo lugar que eu vou, costumo levar os meus pets e fico muito feliz em poder contar com um parque para eles aqui perto da minha casa. Já viajei para inúmeras cidades com eles e sentia que São Sebastião necessitava de um espaço assim. As famílias estão cada vez mais diferentes e podemos notar um número expressivo de ‘pais de pets’ no município. Fico muito feliz em saber que os meus pets têm um lugar só para eles aqui em São Sebastião”, complementou Priscila.
O adestrador de animais, Rafael Motta, 41 anos, fez uma demonstração com um dos seus cachorros e mostrou que o equipamento é muito útil e de excelente qualidade. Ele trabalha há 23 anos no ramo e esperava ansioso para ver essa inauguração.
“Esses playgrounds são uma ótima opção para os tutores gastarem a energia dos pets através de exercícios físicos e oferecer um lazer para os cães. Além disso, eles estarão ajudando na prevenção de doenças físicas e mentais dos pets”, complementou o adestrador.
O Plano da Gestão Municipal é continuar instalando novos parques para pets em vários bairros do município, sendo eles da Costa Sul até a Norte.
O ‘ParCão’ do Porto Grande está localizado à Rua Eduardo Cássio, em frente à Escola Progresso. Já o ‘ParCão’ do São Francisco fica à Avenida Manoel Teixeira, 766, próximo à Escola Estadual Nair Ferreira Neves.
Regras para a utilização do ‘Parcão’
– Animais abaixo de um ano de idade que não tenham tomado nenhuma dose de vacina devem evitar o contato com outros cães para que não corram o risco de contrair nenhuma doença.
– Os tutores devem conduzir seus animais sempre com guias e coleiras, preferencialmente com identificação.
– É necessário que os tutores levem sacolinhas para recolhimento de dejetos e disponibilizem água para os seus animais.
– É imprescindível a permanência dos tutores no ‘ParCão’, enquanto seus animais estiverem brincando.
#PraTodosVerem: imagens da inauguração dos primeiros parques para pets do projeto ‘Parcão’ de São Sebastião, no último fim de semana. Fim da descrição.