A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), inaugura nesta sexta-feira (27), às 8h30, o Centro de Apoio em Oncologia e Nefrologia (CAON) do município.
O serviço, que já era realizado nas dependências da SESAU, agora conta com prédio e estrutura própria, localizada na Rua Mansueto Pierotti, 419, na Vila Amélia, Centro de São Sebastião.
O CAON trabalha com o acolhimento a pacientes que já realizam procedimentos oncológicos e em nefrologia dentro e fora do município. A unidade é responsável pela regulação e encaminhamentos de usuários destas especialidades.
Além do suporte diário a pacientes, o CAON também é responsável pela implantação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer e articulação do fluxo municipal junto ao Departamento Regional de Saúde (DRS). A unidade também tem a responsabilidade pelo monitoramento de casos oncológicos de São Sebastião.
Como exemplo de suporte dado a pacientes oncológicos, estes recebem prioridade em agendamentos de consultas por meio da atuação do CAON. Além disso, existe um trabalho constante junto a profissionais da rede sobre o tratamento e fluxo de atendimento correto a pacientes oncológicos.
O serviço conta com um grupo de apoio multidisciplinar composto por uma enfermeira, um técnico de enfermagem, um assistente social, um administrativo, um médico oncologista, uma recepcionista, um servente, uma nutricionista e um médico nefrologista. Além de uma equipe de apoio composta por uma psicóloga e um dentista.
O CAON também acolhe pacientes da nefrologia e realiza os encaminhamentos a estes usuários sempre que necessário. Em sua estrutura, o local conta com dois consultórios, um multidisciplinar e outro de acolhimento.
A secretária de Saúde, Laysa Pires, explica melhor o funcionamento da unidade. “O CAON é um serviço multiprofissional que oferece apoio aos pacientes em tratamento de oncologia e nefrologia, que vieram encaminhados pelos serviços de Saúde e pela Central de Regulação do município. Importante lembrar que esses tratamentos são altamente especializados e, por isso, são realizados nos hospitais credenciados do SUS. Desta forma, o CAON auxilia, neste momento delicado da vida do paciente, com a priorização em agendamentos, suporte multiprofissional, acompanhamento e outros serviços”, afirma.
No total, a unidade conta com o cadastro de mais de 800 pacientes que passam por tratamentos em oncologia e outros 474 da nefrologia. Cerca de 10 pacientes são atendidos por dia, presencialmente, além do atendimento on-line e teleconsultas promovidas via whatsapp (12 3891-3421).