A última etapa do Circuito Hang Loose Surf Attack 2024, considerado um dos mais tradicionais de categorias de base do Brasil, agitou a Praia de Cambury no último fim de semana. Esta foi a 36ª edição do Circuito Paulista de Categorias de Base. O campeonato é homologado pela Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf) e patrocinado pela EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor de energia.
O evento contou com a presença especial do surfista profissional Ian Gouveia, que participou da cerimônia de premiação. O atleta de São Sebastião, Théo Baladi, foi o maior destaque do município na competição e se tornou o campeão do ranking Paulista Sub-12.
Quem venceu a etapa na categoria Sub-12 masculino foi Matheus Jhones, 11 anos, do Guarujá, impressionando com sua precisão nas manobras e garantindo o troféu da etapa.
A surfista sebastianense Nalu Carratu também obteve um resultado positivo, terminando na 4ª colocação na categoria Sub-12 feminino. Ana Gabriela, do Espírito Santo, brilhou ao conquistar o título da etapa. A jovem surfista, com apenas 12 anos, já é bicampeã estadual em seu Estado.
Carol Bastides dominou a Sub-14 feminina, somando mais um título à sua coleção. No masculino, Vini Palma se destacou com uma performance sólida desde o início da bateria, conquistando a vitória com autoridade.
Maria Eduarda, da Bahia, foi imbatível na Sub-16 feminina, consolidando-se como uma das grandes promessas do surfe nacional. Na categoria masculina, Eduardo Mulford, de Ubatuba, celebrou uma emocionante vitória, sua primeira em anos, marcando um ponto alto em sua carreira no surfe.
Durante a premiação, Ian Gouveia, que se tornou profissional aos 19 anos, destacou a importância do Hang Loose Surf Attack para o desenvolvimento de surfistas no Brasil. “Todos os grandes surfistas brasileiros passaram por esse circuito. Apesar de ser estadual, ele sempre atraiu atletas de todo o Brasil. O Hang Loose Surf Attack tem muito prestígio e com certeza ajudou a formar grandes nomes do surfe”, afirmou o atleta, que em 2025 se juntará à elite mundial do surfe, ao lado de ícones como Gabriel Medina e Filipe Toledo.
Além das competições, a EDP realizou atividades recreativas com o projeto Desengavando Mentes, enquanto a Ascam mobilizou voluntários em ações de limpeza de praia, tornando o evento ainda mais especial.
O Manga Wax Air Show e o Manga Wax Girls Best Trick também atraíram atenção, premiando as melhores manobras com R$ 1 mil. Os vencedores foram Kailani Rennó e Maria Júlia, respectivamente.
Os líderes do ranking de 2024 garantiram suas vagas na Seleção Paulista 2025, que defenderá a Federação de Surf do Estado de São Paulo no Campeonato Brasileiro de Base.
Outros campeões do Ranking Paulista 2024
Entre as atletas femininas, o destaque foi Carol Bastides, que liderou as categorias Sub-14 e Sub-16. Local da Praia Grande, Carol é bicampeã paulista Sub-14 e tricampeã Sub-12, consolidando-se como uma das grandes promessas do surfe brasileiro.
Na categoria Sub-12, a bertioguense Isabel Meyer foi a líder até a segunda etapa, mas, devido a uma lesão na perna esquerda, não competiu na última fase. Mesmo assim, ela fez questão de participar da cerimônia e sagrou-se campeã paulista.
No masculino, Kailani Rennó brilhou mais uma vez, conquistando o título da Sub-16. O ubatubense tem em seu histórico títulos de campeão nas categorias Sub-10, Sub-12 e Sub-14, repetindo o feito do bicampeão mundial Filipe Toledo, que também começou sua carreira no Circuito Hang Loose Surf Attack.
Outro destaque foi o praiagrandense Vini Palma, campeão da Sub-14, que adiciona mais esse título à sua coleção, que já inclui conquistas nas categorias Sub-10 e Sub-12.
Lembrando que na categoria Sub-12 masculino, Theo Baladi, de Maresias, São Sebastião, conquistou seu primeiro título paulista. Theo começou a competir em 2020 e, com apenas quatro anos de carreira, sagrou-se o grande campeão da categoria.
Copa São Paulo 2024
A cidade do Guarujá conquistou o título da Copa São Paulo, competição reservada que ocorre tradicionalmente no quarto dia da última etapa do Circuito Hang Loose Surf Attack.
Guarujá mostrou grande sincronia entre seus atletas e tirou o título de Praia Grande, campeã de 2023. Ubatuba ficou com o segundo lugar, Praia Grande terminou em terceiro e São Sebastião completou o pódio em quarto.
Campeões da Etapa Cambury 2024 – Circuito Hang Loose Surf Attack
Masculino
Sub-12
1º Matheus Jhones (GUA)
2º Theo Baladi (SSB)
3º Kaleb Henrique (ES)
4º Izau Signorini (SVI)
Sub-14
1º Vini Palma (PGD)
2º Guilherme Noé (ITA)
3º Matheus Jhones (GUA)
4º Izau Signorini (SVI)
Sub-16
1º Eduardo Mulford (UBA)
2º Kalani Robles (PER)
3º Kailani Rennó (UBA)
4º Bryan Almeida (GUA)
Feminino
Sub-12
1º Ana Gabriela (ES)
2º Maria Clara (GUA)
3º Sofia Bonon (GUA)
4º Nalu Carratu (SSB)
Sub-14
1º Carol Bastides (PGD)
2º Júlia Stefani (PGD)
3º Mariana Elias (UBA)
4º Ana Gabriela (ES)
Sub-16
1º Maria Eduarda (BA)
2º Carol Bastides (PGD)
3º Aurora Ribeiro (UBA)
4º Luíza Savoy (GSP)