As 72 moradias da Vila de Passagem, localizada no bairro Topolândia, região central de São Sebastião, começaram a ser desmontadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) do governo do Estado. As 59 famílias residentes no local já foram transferidas para unidades habitacionais construídas nos bairros Maresias e Baleia Verde na Costa Sul.
A desmontagem é feita manualmente para permitir a reutilização de materiais que ainda servem para novas construções. As casas provisórias foram construídas em 18 m² de área útil e edificadas com painéis de madeira para abrigar temporariamente as vítimas das fortes chuvas do início de 2023.
De maio de 2023 a julho de 2024, das 59 famílias que passaram pelas instalações provisórias da Vila de Passagem, 25 moravam em Itatinga das chuvas; 13 eram de Juquehy,12 de Boiçucanga, cinco da Vila Sahy, uma família de Maresias, uma da Praia Brava, uma da Barra do Una e uma de Cambury. Agora, com o atendimento habitacional, 25 delas se mudaram para o Conjunto Habitacional do bairro Baleia Verde e 34 para o residencial em Maresias.
Desse total, nove devem retornar para a Topolândia quando ficarem prontas as 332 unidades habitacionais a serem construídas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), do governo estadual, em dois terrenos doados pela Prefeitura de São Sebastiao, sendo um na Avenida Machado Rosa, que receberá 256 unidades, e outro na área da Vila de Passagem com mais 76 moradias populares.
Após a catástrofe, foram priorizados o atendimento das famílias diretamente afetadas pelos deslizamentos e cadastradas pela CDHU logo após o socorro do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Todas as famílias atendidas com moradias em Maresias e na Baleia Verde receberam as unidades acompanhadas de auxílio extra para um propiciar um recomeço digno e seguro, com kits de eletrodomésticos da linha branca compostos por geladeira, fogão, micro-ondas e tanquinho de lavar roupas, além de botijão de gás, camas, colchões e travesseiros.
Mais moradias
Em julho, o programa Casa Paulista deu mais um passo para prover moradias para famílias em situação de vulnerabilidade em São Sebastião. O governador Tarcísio de Freitas autorizou a assinatura de ordem de serviço para dar início às obras de 256 unidades habitacionais em Topolândia e anunciou, por meio de formalização de parceria com municípios, as primeiras 500 unidades que serão construídas no Litoral Norte a partir do chamamento público para fomentar empreendimentos na região, das quais 300 serão no município.
No início deste mês, São Sebastião conseguiu a liberação de R$ 28 milhões do governo federal para construir mais 188 unidades habitacionais. A autorização foi dada pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em audiência com o prefeito Felipe Augusto, a secretária de Habitação e Regularização Fundiária, Mirela Rego, e o secretário de governo, Luis Carvalho.
O recurso será para a construção de 188 unidades habitacionais em terreno desapropriado pelo município no bairro de Barra do Una, na Costa Sul.
“São recursos para a construção de unidades que serão inseridas no nosso programa habitacional, ou seja, novas casas populares para os munícipes que vivem em áreas de risco. Esse é um investimento liberado pelo governo federal e somam-se a ele outras 704 unidades já construídas pelo governo do Estado. Por isso, quero deixar o meu agradecimento aos governos e São Sebastião continua com grandes projetos para levar moradia popular à população que mais necessita”, disse o prefeito Felipe Augusto.