Os alunos do curso de formação da Polícia Municipal participaram, na última sexta-feira (9), de mais um treinamento de Gerenciamento de Crise. Desta vez, a ação foi no Clube de Tiro de Caraguatatuba e envolveu também alunos do curso de Direito, Bombeiros Civis e mais convidados.
Houve a simulação de um assalto e sequestro de um ônibus com passageiros. O grupo foi dividido e cada um teve uma tarefa a ser realizada para conseguir salvar os ‘reféns’ e prender o ‘bandido’. Dessa forma, foram treinadas as equipes de negociação, porta-vozes, guardas, atendimento aos familiares e públicos.
Por cerca de duas horas o grupo recebeu orientações do coronel André Luiz Paes, responsável pelo treinamento, com uso de escudos, atirador de elite, psicólogo, entre outros, para saber como atuar em caso de emergência. “É importante que cada um entenda seu papel, esteja preparado para que não ocorra uma tragédia”.
Nesse cenário, entrou ainda a ‘noiva’ do assaltante, o ‘pais’ e a advogada contratada pelos familiares. Um ‘policial à paisana’ que estava no veículo tentou conter o bandido e acabou sendo alvejado e morto. Ele chegou a reportar a presença de um comparsa que foi preso quando saiu do ônibus. No final, o grupo tático conseguiu que o ‘bandido’ descesse e ele também foi ‘alvejado’ e detido.
Para o comandante da Polícia Municipal de São Sebastião, André Maciel, esse tipo de treinamento é sempre válido pois ajudar nos preparos das equipes e até mesmo descobrir habilidades que podem ser utilizadas em uma situação real.