A tradicional ‘Hora do Mamaço’, ação que promove o aleitamento materno em qualquer momento e local, inclusive em espaços públicos, reuniu mães sebastianenses para amamentar seus bebês na Praça Por do Sol, em Boiçucanga, na última quarta-feira (7) e na última sexta-feira (9), na Casa da Cultura no Centro de São Sebastião.
Ambas as ações foram realizadas pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), pelo Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA) e suas equipes da Topolândia e Costa Sul do município.
Na Costa Sul, o evento também foi promovido em parceria com a Maternidade do Hospital de Clínicas da Costa Sul (HCSS-CS).
A Hora do Mamaço integra a campanha de incentivo à amamentação “Agosto Dourado”, voltada à luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada remete ao padrão ouro de qualidade do leite materno, a melhor fonte de nutrição, afeto e proteção contra as doenças.
A secretária de Saúde, Laysa Pires, esteve presente em ambos os eventos e falou sobre a importância da iniciativa.
“A Campanha Agosto Dourado é sempre um sucesso e traz a promoção e incentivo ao aleitamento como principal fonte de carinho, amor, afeto e nutrição. Por isso, a importância da ação e incentivo. A Prefeitura de São Sebastião, por meio da SESAU, pelas ações do CIAMA e Primeiríssíma Infância, tem muito orgulho de proporcionar mais uma vez este evento tão especial que é a Hora do Mamaço”, relatou a secretária.
Para a coordenadora do CIAMA da Topolândia, Pollyana Braga, a Hora do Mamaço é de extrema importância para o acolhimento das mães e gestantes sebastianenses.
“Fortalecimento e incentivo à amamentação, inclusive em espaços públicos, livre de preconceito. Estes são nossos principais objetivos na promoção da Hora do Mamaço. Mesmo em um dia chuvoso, as mães compareceram para prestigiar e foi muito produtivo”, avaliou Pollyana.
A mãe da bebê Helena, de dois meses, Aline Gomes, de 37 anos, moradora do bairro Jaraguá, servidora pública, foi uma das presentes que aproveitou bastante o encontro. “Eu amei, estava bastante ansiosa pelo mal tempo. Mas deu tudo certo e foi muito bom vir, interagir com outras mães e aprender com a equipe do CIAMA”, destacou a mãe.
O evento também foi vinculado à Semana Mundial do Aleitamento Materno, que acontece anualmente de 1 a 7 de agosto e tem como objetivo promover a amamentação exclusiva para os primeiros seis meses de vida, e continuada até, pelo menos, dois anos de idade.