Prefeitura de São Sebastião prossegue com atendimento à população em situação de rua pela rede de proteção social

Crédito: Divulgação | PMSS

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), realiza busca ativa e identificação de famílias e pessoas em situação de risco pessoal e social em espaços públicos. Isso inclui casos de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua e uso abusivo de entorpecentes.

O trabalho é realizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), mediante o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS). Este serviço conta com uma equipe de abordagem social que segue um cronograma semanal de ações em todo o município.

A ação abrange diversos territórios (bairros) de Costa Norte à Costa Sul, incluindo ruas do Centro Histórico, praças, parques, áreas de lazer e esportivas, semáforos, terminais rodoviários urbanos, pontos de ônibus e locais de grande movimentação, como agências bancárias e áreas comerciais.

Segundo a SEDES, a abordagem social tem como objetivo, construir o processo de saída de pessoas das ruas, ao possibilitar condições de acesso à rede de serviços de assistência social e de saúde, visando a inclusão nos benefícios socioassistenciais e acesso a tratamentos (encaminhamentos a área de saúde), além de promover ações para reintegrar o cidadão a família e a comunidade; realizar busca familiar; ofertar recâmbio para a cidade de origem; oportunizar trabalho; favorecer acesso à documentação civil, entre outras intervenções.

A equipe de abordagem social do CREAS/SEAS realiza busca ativa nos territórios da cidade para identificar as demandas, mapeando e diagnosticando as reais necessidades da população assistida. Com uma postura efetiva, a equipe intercede para atender essas necessidades.

Números

O Serviço Especializado de Abordagem Social da Prefeitura de São Sebastião realizou, entre janeiro e abril deste ano, um total de 394 abordagens a adultos em situação de rua. Dentre essas pessoas, 46 eram idosos e 262 declararam fazer uso de substâncias psicoativas. Das 394 pessoas abordadas, 334 aceitaram encaminhamentos para as políticas públicas socioassistenciais do município.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social oferece diariamente à população em situação de rua serviços de higiene pessoal, café da manhã, passagens intermunicipais e municipais, acesso à documentação civil e acompanhamento técnico social.

Até o momento, foram realizados 3.509 atendimentos, ofertados 6.470 cafés da manhã, prestados 2.122 serviços de cuidado e higiene pessoal, e concedidas 131 passagens municipais.

Informações

Para mais informações, solicitações e denúncias, entre em contato com o CREAS na Rua Prefeito João Cupertino dos Santos, 85, no Centro. Telefones: (12) 3893-2583 e (12) 3892-2062. Atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

#PraTodosVerem: foto mostra fachada do CREAS da Prefeitura de São Sebastião. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos