Alunas da II Turma do Acolhida de Doula, curso de referência em formação de doulas da Baixada Santista, foram conhecer as estruturas do Centro Gestacional ‘Harmonia para Vida’, de São Sebastião, no último (4). Ao todo, cinco alunas vindas do Guarujá passaram pela unidade para uma roda de conversa junto à enfermeira Carla Bruço, idealizadora do projeto.
A ação foi parte da Mobilização Nacional da Saúde Mental Materna, que ocorreu em Ilhabela e incluiu a visita ao Centro Gestacional de São Sebastião na programação.
Segundo Carla Bruço, o Centro Gestacional é um modelo de referência nacional e internacional à assistência à mulher. “Nosso trabalho é voltado ao acolhimento às mulheres do nosso município no seu período gravídico puerperal com práticas integrativas e complementares pelo SUS”, afirmou.
A visita teve como objetivo mostrar às doulas participantes, que estão em formação, como é a estrutura do local, as atividades desenvolvidas e a importância do Centro Gestacional na saúde materna e melhoria nos indicadores de saúde do município.
Durante o encontro, Carla Bruço realizou uma roda de conversa com as alunas do Acolhida de Doula para falar de sua experiência e do impacto das ações na população atendida.
“Esta é a segunda vez que o Curso Acolhida de Doulas traz suas alunas em formação para vivenciar uma experiência no Centro Gestacional. No ano passado, oito alunas e duas professoras participaram das atividades no dia da Doula, comemorado em 18 de dezembro”, contou Carla.
Centro Gestacional ‘Harmonia para a Vida’
Há quatro anos, o Centro Gestacional de São Sebastião atende a gestantes do município. O local, inaugurado pela Prefeitura de São Sebastião em 2020, é o primeiro do Brasil a realizar práticas integrativas voltadas para gestantes atendidas pela rede municipal de saúde, por meio de atividades como reiki, massoterapia, yoga e outras terapias alternativas e complementares em saúde.
Cerca de 80 gestantes são atendidas por mês pela unidade, localizada no Complexo Turístico da Rua da Praia, em São Sebastião. O Centro Gestacional tem como objetivo garantir e proporcionar mais um serviço de qualidade às grávidas do município.
A criação do espaço foi pensada para garantir uma política pública permanente que considerasse, por exemplo, não apenas o pré-natal, mas uma abordagem ampliada do processo saúde-doença, sob um olhar atento e respaldado pelas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), e aprovado pelo Ministério da Saúde na implantação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS).
#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra visita de doulas do Guarujá ao Centro Gestacional ‘Harmonia para a Vida’ de São Sebastião. Fim da descrição.