Prefeito anuncia início das obras do conjunto habitacional em Barequeçaba

Crédito: Marcos Fonseca e Luciano Vieira | PMSS

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, assinou na quinta-feira (4) a Ordem de Serviço para o início das obras de construção do conjunto habitacional em Barequeçaba, na região central do município. Serão construídas 61 Unidades Habitacionais de Interesse Social em um terreno com 4.705,05 metros quadrados, localizado na Rua Amália Maria de Jesus. A área total construída será de 3.488,30 metros quadrados.
As obras vão beneficiar os moradores das casas destruídas ou interditadas, com recomendação de demolição pela Defesa Civil, por conta das fortes chuvas que atingiram o município em maio de 2019.
“Estou muito feliz em saber que não fomos abandonado”, disse o motorista Alex Sandro da Silva, 47 anos, que precisou sair de sua casa com a esposa e dois filhos. Atualmente ele mora em frente ao terreno onde serão construídas as unidades habitacionais e recebe Auxílio Aluguel por parte da prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES).

Quem também está feliz é o motorista Wanderlei Alves Pinto, 45 anos, que reside há mais de 20 anos em Barequeçaba. “Só tenho a agradecer a notícia que recebemos hoje. Cheguei a ficar um ano no bairro Varadouro, mas conseguiu voltar para Barê e agora, com a notícia de que nossas casas começarão a ser construídas, só tenho a agradecer”, disse ele, lembrando de Deus, do secretário da SEDES, Elias Rodrigues, do vereador Edivaldo Teimoso e do prefeito.

Felipe Augusto chegou a pedir desculpas para a comunidade pela demora para a solução do problema, mas garantiu que agora tudo está certo. “Conseguimos receber os royalties do petróleo que estavam parados na Justiça e agora temos os terrenos e os recursos para dar a dignidade de volta a vocês”.

Ainda de acordo com o prefeito, o prazo de construção das unidades habitacionais é de 18 meses, mas fará o possível para que sejam entregues em um ano. “As obras começam na próxima semana e nossa equipe vai trabalhar para que vocês possam entrar, o mais breve possível, nas suas moradias.

A obra contempla um conjunto de apartamentos em blocos com dois pavimentos. Os apartamentos terão 47,87 metros quadrados, sendo dois dormitórios, um banheiro, sala e cozinha conjugada.

No empreendimento também haverá três unidades térreas destinadas a pessoas com deficiência (PcD). Essas terão 95,75 metros quadrados, sendo três dormitórios, um banheiro acessível, ampla sala e cozinha, permitindo a livre circulação.

Todas as unidades habitacionais terão uma vaga de estacionamento e área social compartilhada, com churrasqueira, banheiros e playground, com 112 metros quadrados.

A empresa responsável pela obra será a Engetal Engenharia e Construções Ltda, vencedora da licitação pelo valor global de R$ 32.906.371,13. O prazo para execução das obras é de 12 meses.

Beneficiários
Segundo a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SEHAB), as Unidades Habitacionais de Interesse Social serão direcionadas a 32 famílias residentes nas ruas Casemiro de Abreu e Genciano Felipe Bueno, em Barequeçaba, que tiveram suas casas destruídas ou interditadas, com recomendação de demolição pela Defesa Civil, por conta das fortes chuvas que atingiram o município em maio de 2019.
Também foram cadastradas 11 famílias que estão em área de risco no bairro, após vistoria de campo realizada pela SEHAB e Defesa Civil em setembro do ano passado.

A Secretaria de Obras (SEO) também faz parte do projeto e vai acompanhar a construção das moradias até o final para a entrega das chaves. Os imóveis serão sorteados para as famílias já cadastradas.

 

#PraTodosVerem: Prefeito Felipe Augusto, vereadores Teimoso e Pierobom e secretários Elias Rodrigues (SEDES), Mirela Ramos (SEHAB) e o adjunto da SEO Newton Pertusi e reunião com moradores de Barequeçaba durante assinatura da Ordem de Serviço. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos