Prefeitura de São Sebastião implanta serviços de ponta no Hospital das Clínicas da Costa Sul e reforça corpo clínico

Crédito: Depcom \ Pmss

‌Desde dezembro de 2023, o Hospital de Clínicas da Costa Sul (HCSS-CS) recebe a implementação de novos setores hospitalares. Segundo registros da Secretaria de Saúde (SESAU) de São Sebastião, todas estas conquistas refletem a resiliência do poder público ao executar um planejamento iniciado em junho do ano passado após o término do decreto a Pandemia da COVID 19.

O trabalho da primeira fase foi voltado à implantação da Maternidade, com foco em aprimorar o acolhimento às gestantes da Costa Sul, por meio do trabalho das enfermeiras obstetrizes.

De acordo com a SESAU, foram admitidas três enfermeiras obstetrizes, duas obstetrizes, 12 técnicos de enfermagem e duas doulas. O serviço consiste em acolher gestantes em situação de urgência.

Trabalhos de parto vêm sendo realizados na Maternidade, quando é possível ser feita a evolução deste parto e em casos expulsivos, que são protagonizados por enfermeiros especialistas. Partos com distocia (ocorrência de anormalidades de tamanho ou posição fetal, resultando em dificuldades no parto) são encaminhados para referência pactuada.

Outro avanço importante realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da SESAU, foi a implantação da Central de Materiais e Esterilização (CME) no HCSS-CS. O CME possui hoje dois técnicos de enfermagem de dia e um profissional à noite, dentro de um total de seis técnicos de enfermagem.

A função deste setor é preparar materiais a serem esterilizados, fazer o controle da esterilização, processar a esterilização e distribuir aos setores hospitalares com respectivos controles de datação de materiais e controle de qualidade.

Outra implantação também de extrema importância foi a instalação do Centro Cirúrgico. Para o trabalho no local, foram contratados dois enfermeiros e 12 técnicos de enfermagem que compõem a primeira fase de funcionamento do Centro Cirúrgico. O espaço atenderá somente as cesárias de urgência e os casos ginecológicos. Atividades cirúrgicas serão iniciadas neste mês de abril.

O Pronto Socorro do HCSS-CS também recebeu investimentos. Para o local, foram contratados profissionais de enfermagem para reposição dos quadros de plantões, entre eles, três técnicos de enfermagem e 11 enfermeiros.

O Pronto Socorro tem a função de atender a toda a demanda de urgência e emergência porta aberta, emergências classificadas como vermelhas, e ainda manter os pacientes em observação até sua alta e transferências para Internação.

Ainda segundo a SESAU, desde dezembro de 2023, já foram contratados 33 técnicos de enfermagem e 18 enfermeiros, que estão também ligados ao atendimento da epidemia de dengue.

Por determinação do vice-prefeito e secretário de Saúde, Reinaldinho Moreira, uma sala de hidratação para pacientes com dengue foi aberta com escala extra de três técnicos de enfermagem e um enfermeiro com o objetivo de dar ainda mais agilidade às notificações e atendimentos aos pacientes acometidos pela doença.

Mais sete leitos de observação foram abertos para os pacientes Classe B de dengue, que são acolhidos no primeiro piso, junto à Maternidade. Com isso, houve a autorização por parte da SESAU para a contratação de um médico visitador de seis horas diárias para atender todos os pacientes hospitalizados.

Além disso, no atendimento da urgência do Pronto Socorro do HCSS, foi autorizado pelo secretário de Saúde Reinaldinho Moreira, a contratação de mais um médico plantonista 24 Horas. Desta forma, o local passou de quatro médicos diários para cinco no período diurno. No período noturno, que antes contava com três médicos, agora já realiza o trabalho com quatro destes profissionais.

#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra Hospital das Clínicas da Costa Sul. Fim da descrição

Compartilhar

Arquivos