A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias da Educação (SEDUC) e do Meio Ambiente (SEMAM), realizou a abertura oficial da Gincana Escolar Recicla Mais para as escolas públicas da rede municipal de ensino. O evento ocorreu na última quarta-feira (6) no auditório da SEDUC.
Estiveram presentes os gestores das escolas municipais, que foram apresentados às regras da competição. Este ano as escolas serão dividas em dois núcleos: Região Central e Costa Norte e Costa Sul.
Além disso, a participação é por faixa etária, sendo 0 a 5 anos (Educação Infantil), 6 a 10 anos (Ensino Fundamental Anos Iniciais) e 11 a 14 anos (Ensino Fundamental Anos Finais).
A partir disso, os alunos, juntamente com os pais e responsáveis, recolherão resíduos sólidos recicláveis, como plásticos, metais e papelão.
Baseado na soma total do peso de material coletado durante o período de arrecadação, dividido pela per capta de alunos da unidade escolar, serão definidos os ganhadores e a premiação ocorre no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.
A secretária da Educação, Marta Braz, fala sobre a importância da ação. “É muito mais que uma competição. É uma atividade lúdica para os alunos se envolverem, mas com o objetivo principal de conscientização, de melhorar o planeta.”, diz a gestora.
O secretário de Meio Ambiente, Flávio Queiroz, também destacou a relevância do projeto. “Esse é um trabalho de conscientização ambiental no qual os alunos vão saber a importância de fazer essa separação e os ganhos que tem para o meio ambiente.”, comenta Queiroz.
A Gincana Escolar Recicla Mais ocorre em abril para as escolas da Costa Sul e maio para as unidades escolares da Região Central e Costa Norte.
Além da competição, foi compartilhada a programação do programa ‘Xô Desperdício’ da EDP, que tem como principal objetivo estimular a comunidade escolar a reduzir o desperdício de energia de forma divertida e educativa.
#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra momentos da abertura da Gincana Escolar Recicla Mais, realizada ontem (6), no auditório da Secretaria da Educação. Fim da descrição.