- Aulas contemplam processo fotográfico de ponta a ponta por meio das etapas de preparação, execução e tratamento;
- Não é necessário ter experiência prévia em fotografia ou possuir câmera e equipamentos.
O Instituto Verdescola, ONG que atua em São Sebastião desde 2008, abre inscrições para curso de fotografia gratuito voltado à pessoas acima de 16 anos, que desejam se qualificar no processo fotográfico de ponta a ponta. Ao todo, foram disponibilizadas 24 vagas, divididas em duas turmas de 12 alunos cada. Com início em 14 de março, as aulas acontecerão em dois horários: das 10h às 12h e das 13h às 15h. Para participar, não é necessário ter experiência prévia com fotografia ou possuir câmera e equipamentos. Os interessados podem se inscrever por meio do link até dia 08 de março.
O curso, ministrado por Martin Gurfein, fotógrafo e orientador do projeto, tem o objetivo de proporcionar uma experiência completa do processo fotográfico por meio das etapas de preparação, execução e tratamento. Ao longo do curso, os participantes terão a oportunidade de explorar diversas áreas da fotografia, como o registro de produtos, de culinária, paisagens e retratos. Além da técnica, desenvolvem competências socioemocionais como criatividade, pensamento crítico, visão estratégica, trabalho em equipe e integração social, entre outros.
“Queremos ampliar para a comunidade as perspectivas de desenvolvimento para o futuro e de autonomia para passos concretos na vida. Como uma organização não governamental, estamos conscientes das desigualdades estruturais e sistêmicas que moldam a distribuição de oportunidades, e por isso, queremos promover espaços para que a comunidade tenha acesso a novas possibilidades. A fotografia é uma janela que se abre para a identidade e o pertencimento deles ao se enxergarem como parte do território”, destaca a diretora-geral do Instituto Verdescola, Raquel de Oliveira.
Para Martin Gurfein, que trabalha com a comunidade da Vila Sahy há 14 anos, quando mudamos nosso olhar e enxergamos além de nós mesmos, refletimos e promovemos mudanças efetivas. “A fotografia traz um olhar humano para a gente, que pode ser aplicado a muitos outros segmentos. Não se deve colocar limites ao conhecimento. A educação é uma ferramenta que transforma vidas e gera oportunidades sociais, econômicas e culturais, e entender que podemos ir além do profissional com as aulas de fotografia CV”, conta o fotógrafo.
Martin Gurfein nasceu em Buenos Aires, na Argentina, e mudou-se definitivamente para o Brasil em 1988. Atua há mais de 40 anos como fotógrafo e registrou fatos históricos do Brasil, como o primeiro Rock in Rio no país e a cobertura da morte de Tancredo Neves. Foi editor de fotografia da revista Caras e, hoje, dedica-se à promover a aprendizagem. O mestre da fotografia acredita que sua maior inspiração é continuar o seu legado.
Serviço
Curso de fotografia
Número total de vagas: 24
Início das aula: 14 de março
Duração do curso: 1 ano
Turmas disponíveis: das 10 às 12 ou das 13h às 15h
Público: Aberto à comunidade, a partir de 16 anos
Local: Instituto Verdescola – Avenida Marginal, 44, Barra do Sahy, São Sebastião
Para se inscrever ou obter mais informações sobre o curso de fotografia promovido pelo Instituto Verdescola, acesse o edital por meio do link.
Sobre o Verdescola
Verdescola é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2005 e com atuação em São Sebastião, Litoral Norte de São Paulo, desde 2008. Diariamente são atendidas cerca de 1.000 crianças, adolescentes e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade social. Em 2023, recebeu o título de Melhor ONG do Estado de São Paulo. Por seis anos consecutivos, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023, o Instituto Verdescola é premiado como uma das 100 Melhores Ongs do Brasil.
Para conhecer um pouco mais sobre o Instituto Verdescola, acesse Link e tenha acesso aos nossos relatórios semestrais.