Plantio de mudas nativas reforça compromisso ambiental em São Sebastião

Crédito: Divulgação | PMSS

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), em parceria com a World Surf League (WSL), Instituto Conservação Costeira (ICC) e Atlântica Consultoria Ambiental, realizou nesta quarta-feira (23), o plantio de mudas de espécies nativas, nos bairros de Boiçucanga e Maresias, situados na Costa Sul do município.

A ação faz parte do Programa de Arborização Ambiental da Semam e contou com o plantio de aproximadamente 40 mudas entre elas, araçá, aroeira pimenteira, guanandi, ingá e pitangueira, na Praça do Pôr do Sol, em Boiçucanga, e mudas de jundu na praia de Maresias, com o objetivo de ampliar as áreas verdes do município, melhorar a qualidade do ar, combater ilhas de calor e proporcionar mais bem-estar para todos.

A primeira parte do plantio foi realizada na Praça Pôr do Sol e contou com a participação especial dos alunos do 6º ano da EM Prof. Antonio Luiz Monteiro, que participaram da palestra educativa e aprenderem um pouco mais sobre a importância do cultivo e dos cuidados com o meio ambiente. As crianças também puderam ajudar no plantio das mudas, colocando literalmente a mão na terra.

No período da tarde, o público do Circuito Banco do Brasil de Surfe, que está sendo realizado na praia de Maresias, foi convidado para participar do plantio do jundu, em área próxima ao evento. Foram plantadas 30 mudas de marmeleiro de praia, espécie típica de jundu, como forma simbólica e parte da área contemplada com a restauração do jundu, que formara futuramente o maior trecho de ocorrência dessa fisionomia florestal ameaçada de extinção, na praia de Maresias.

O secretário de Meio Ambiente, Flávio Queiroz, falou sobre a importância de ações como essa que representam o compromisso com o futuro do plantio das futuras árvores nos bairros de São Sebastião. “Cada muda plantada aqui representa muito mais do que uma nova vida na paisagem urbana, representa o nosso empenho em construir uma cidade mais verde, equilibrada e sustentável”, relata o secretário.

Informou ainda sobre a importância em estreitar relações e somar forças com parceiros, instituições, alunos e a própria comunidade, no intuito de criar uma conscientização e responsabilidade coletiva sobre a preservação do meio ambiente. “É gratificante ver o envolvimento das nossas crianças, que são as sementes do amanhã, aprendendo desde cedo a importância de cuidar da natureza. Seguimos promovendo educação ambiental e mais áreas verdes para São Sebastião” finalizou Queiroz.

As mudas são objeto de compensação ambiental de um processo de corte de árvores que farão parte do inventário de arborização do município.

#PraTodosVerem: plantio das mudas nativas na Praça Pôr do Sol e vegetação jundu na praia de Maresias.

Compartilhar

Arquivos