Defesa Civil de São Sebastião aciona alerta para chuvas por SMS

Crédito: Depcom | PMSS

A Defesa Civil de São Sebastião realizou, neste sábado (25), o primeiro disparo de alerta meteorológico por meio do SMS 40199 aos celulares cadastrados no município. O órgão é o primeiro do Litoral Norte a usar este sistema que, até então, era feito pelo governo do Estado.

Na mensagem enviada à população, a Defesa destacou a previsão de chuvas e ventos fortes para o período de domingo (26) até a próxima terça-feira (28). Segundo boletim de alerta, o acumulado de chuvas pode chegar até 150 mm, com risco de tempestades e ventos de até 40 km/h, soprando de Sudeste/Sudoeste.

O sistema também poderá ser utilizado na possibilidade de aproximação de tempestade, vendaval, ressacas marítimas e outras situações climáticas. A informação será enviada para o celular do morador. Para isso, ele precisa enviar mensagem com o CEP para o SMS de número 40199. Pode ser o CEP de onde mora ou de onde desejar receber o alerta.

Na redes sociais, o prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, avisou a população sobre a emissão do alerta. “As pessoas que receberem esse SMS já sabem que é a nossa Defesa Civil trabalhando de forma preventiva e estruturando todo o nosso equipamento para se preparar caso algo pior aconteça. Estamos monitorando e a equipe toda já está em campo.“, alertou.

Diante desse quadro, recomenda-se atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamento, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas.

Em caso de emergência, o munícipe pode ligar para o telefone 199. Outros telefones de emergência são:

Corpo de Bombeiros: 193
Polícia Municipal: 153
Polícia Militar: 190
SAMU: 192

Medidas de prevenção:

  • Manter distância de encostas, áreas de alagamento e locais próximos a rios e córregos.
  • Em caso de tempestades, buscar abrigo em locais seguros e evitar sair durante a ocorrência de raios e ventos fortes.
  • Não se aproximar de fios caídos e postes danificados.
  • Ficar atento a sinais de deslizamentos e alagamentos
Compartilhar

Arquivos