Para conhecer mais de perto e vivenciar como funciona a aplicação do programa de robótica educacional desenvolvido em São Sebastião, familiares de estudantes da EM Profª Maria Alice Rangel participaram de apresentações práticas do programa de robótica na escola. A atividade foi durante as reuniões de pais, entre os dias 29 a 31 de outubro. Ao todo, foram seis reuniões com demonstrações divididas por turmas.
Os familiares assistiram uma apresentação e, na sequência, se dirigiram para a sala de robótica para conhecer alguns protótipos e vivenciar uma oficina. “Achei a robótica educacional muito importante, pois desenvolve coordenação motora e acredito que irá agregar em tudo no futuro do meu filho, desenvolvendo desde a ideia de coletivo através do trabalho em grupo, despertando interesses em novas áreas, até o raciocínio lógico”, comentou Priscila Cintia Pereira, mãe do Leonardo, estudante do 1º ano.
Para Jaqueline Nazário, mãe do Arthur, estudante do 5º ano, a ação foi bastante produtiva. “Amei a experiência, achei bem interessante, foi ótimo. As crianças gostam bastante, meu filho vive falando em casa. Uma oportunidade muito boa”, frisou.
“Eu também fico feliz, queria que tivesse essas aulas na minha infância. É bom saber que tem essa oportunidade para eles”, reforça Jefferson Santos, pai do Arthur, estudante do 5º ano.
De acordo com a diretora da escola, Kátia Brandão, a tecnologia e a inovação são ferramentas fundamentais para preparar os alunos para o futuro. “Estamos muito felizes em trazer a robótica educacional para o ambiente da nossa escola e contar com a participação ativa dos pais nesse processo. Essa oficina foi uma oportunidade não só para os pais entenderem o que é ensinado, mas também para se aproximarem do aprendizado dos filhos, compartilhando dessa experiência de forma prática”, comentou.
Ainda segundo a diretora, é fundamental que eles tenham essa percepção de como a robótica pode desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe, habilidades essenciais no mundo de hoje. “A participação dos pais foi importante e reforça o nosso compromisso em construir uma educação de qualidade e alinhada aos novos tempos”, completou.
O programa de robótica educacional teve início em São Sebastião em maio deste ano, contemplando 11 mil estudantes das escolas públicas do município.
A ‘Cultura Maker’ é uma das principais metodologias utilizadas, onde os estudantes constroem robôs e dividem diferentes funções para realizar tarefas práticas. Há também o STEAM (sigla para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, em inglês), que permite a interdisciplinaridade nas aulas. A combinação de recursos e tecnologias favorece o pensamento computacional e no desenvolvimento de habilidades organizacionais, socioemocionais, cognitivas, comportamentais e de comunicação, enriquecendo o processo de aprendizagem.
#PraTodosVerem: fotos mostram momentos da reunião de pais. Fim da descrição.