Fundass realiza curso sobre Audiodescrição e Acessibilidade Atitudinal na Cultura

Crédito: Depcom | PMSS

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), oferecerá, gratuitamente, no dia 10 de outubro, o curso ‘Audiodescrição e Acessibilidade Atitudinal na Cultura’, ministrado pelos profissionais Alexandre Andrade e Aline Prado.

A formação será realizada na Casa da Cultura de São Sebastião, no Centro Histórico, das 14h às 17h.

As inscrições devem ser feitas por meio do telefone (12) 3892-4604, até o dia 9 de outubro, das 9h às 17h. Ao todo, serão disponibilizadas 30 vagas.

Sobre o curso

Qual é a necessidade da acessibilidade? Incluir ou humanizar? Como a cultura pode fomentar discussões sobre temáticas como acessibilidade e inclusão? Como pensar a cultura acessível e quais os caminhos para gerar a acessibilidade cultural?

Com o curso de audiodescrição, os participantes são convidados a repensarem as criações e as ações, promovendo acesso à cultura por meio das múltiplas manifestações das pessoas com deficiência.

Por meio dessa formação, são apresentados caminhos e reflexões para os fazedores de cultura compreenderem como aplicar o recurso de audiodescrição, recurso que beneficia pessoas com deficiência dentro do espectro autista, deficiência intelectual, idosos, entre outros que querem experimentar outras experiências estéticas.

Sobre Alexandre Andrade

Alexandre Andrade é uma pessoa dentro do espectro autista, tem a pele clara, cabelo raspado, sobrancelhas grossas e uma pequena barba, Mestrando em Educação com foco nas infâncias, arte e performance. É formado em artes, pedagogia e letras, com diversas especializações em educação especial e patrimônio. Atua com formação docente, fazedores/produtores de cultura e arte-educador. Trabalha como roteirista de audiodescrição. É ator, performer e diretor na Cia Pé de Ator.

Sobre Aline Prado

Aline Prado é uma mulher negra de pele clara, cabelos longos e preto, sobrancelhas longas, nariz arredondado. É uma mulher com deficiência visual desde o nascimento, formada em História e Teatro. Trabalha como consultora em audiodescrição, faz parte do Movimento Brasileiro de Pessoas com deficiência, faz parte do conselho da pessoa com deficiência no litoral de São Paulo, além de estar envolvida em diversas políticas e lutas em relação à pessoa com deficiência. É atriz na Cia Pé de Ator, contadora de história e dançarina.

Serviço

Curso ‘Audiodescrição e Acessibilidade Atitudinal na Cultura’, com Alexandre Andrade e Aline Prado

Data: 10/10 (quinta-feira)

Horário: 14h às 17h

Local: Casa da Cultura de São Sebastião

Endereço: Avenida Dr. Altino Arantes, 174, Centro Histórico

Vagas: 30 pessoas

Inscrições: Até o dia 9 de outubro, das 9h às 17h, por meio do telefone (12) 3892-4604 (Casa da Cultura)

 

#PraTodosVerem: arte gráfica com dados sobre o curso ‘Audiodescrição e Acessibilidade Atitudinal na Cultura’. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos