A Defesa Civil de São Sebastião encerrou nesta quinta-feira (19) uma série de simulados de evacuação e áreas de risco realizados da Costa Sul à Costa Norte. No período de três meses foram atendidas 115 famílias e um total de 158 pessoas entre adultos, adolescentes, crianças, idosos e pessoas com deficiências.
Desta vez, os agentes da Defesa Civil estiveram no bairro Canto do Mar, na Costa Norte e ganharam adesão de alunos do quarto ano da Escola Municipal Professora Joana Alves dos Reis que viram como funciona o trabalho de evacuação e ainda tiveram uma pequena palestra do diretor da Defesa Civil, Ricardo dos Santos sobre a importância de estarem atentos ao clima e como agir em caso de alagamento ou queda de árvore em cima da fiação elétrica.
O pequeno Felipe Nogueira de Oliveira, 9 anos, lembrou que a casa de sua tia já alagou no bairro e ela perdeu alguns móveis e que a água chegou a um nível alto. “O nível demorou para baixar, mas a moradora ganhou muitos móveis” Ele contou, ainda, que se a área estiver alagada, tem de sair da casa e procurar um local mais alto e esperar a água baixar.
Já a pequena Ester Gomes, também de 9 anos, conta que não perdeu nada material em casa, mas ficou sem sua companheira Belinha, que infelizmente, não sobreviveu. Agora ela também sabe o que precisa fazer em caso de alagamento.
Eliane Donizete da Silva Pereira, 42 anos, mora com o marido e três filhos e foi uma das atendidas pela equipe da Defesa Civil e também da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), e lembra da importância do simulado porque já perdeu geladeira e o sofá. Esta foi a segunda vez que participou do treinamento e acredita estar preparada para eventual evento climático. “Tenho de esperar a Defesa Civil avisar e ir para o ponto de encontro o mais rápido possível para que possam nos levar a um lugar seguro”.
Na avaliação do diretor da Defesa Civil, Ricardo dos Santos, esses simulados são muito importantes para preparar a comunidade e evitar tragédias. “Quanto mais treinamento, mais a população entende que precisa sair quando recebem o nosso aviso e ter essas crianças aqui nos ajuda muito porque elas conseguem sensibilizar ainda mais os pais e as pessoas mais velhas”.
Neste ano, além do Canto do Mar, passaram por treinamento as comunidades da Vila Progresso, em Juquehy, da Vila Sahy, do Morro 51, em Boiçucanga, de Toque-Toque Pequeno, do Itatinga e do Morro do Abrigo.