A partir desta segunda-feira (30), haverá mudanças na vacinação contra a poliomielite no Brasil, que representam um marco importante na história da saúde pública do país. A Vacina Oral Poliomielite (VOP) será descontinuada em todo território nacional.
Em São Sebastião, devido à validade das doses atuais e à ausência de novas remessas pelo Estado de São Paulo, em consonância com as diretrizes do novo calendário vacinal, a mudança já começa nesta quinta-feira (26).
A partir desta data, a VOP deixará de ser oferecida nas Unidades de Saúde da Família (USFs) do município, que passará a fornecer somente a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), com aplicação via intramuscular (injetável).
Esquema Básico da Vacina VIP
A partir de sexta-feira (27) até 3 de novembro deste ano, o foco será na aplicação do esquema primário da VIP, que inclui as seguintes doses:
– 1ª dose (D1): aos dois meses de idade
– 2ª dose (D2): aos quatro meses de idade
– 3ª dose (D3): aos seis meses de idade
Essa etapa visa facilitar o acesso à vacinação e evitar erros de imunização durante a transição. A partir de 4 de novembro de 2024, de acordo com o Ministério da Saúde, será adicionado um reforço no esquema vacinal:
– Reforço: aos 15 meses de idade com a VIP
Novo Esquema do Calendário Vacinal
O novo calendário vacinal contra a poliomielite para crianças menores de cinco anos será:
– 2 meses: 1ª dose (VIP)
– 4 meses: 2ª dose (VIP)
– 6 meses: 3ª dose (VIP)
– 15 meses: reforço (VIP)
Com essa mudança, a Vacina Oral Poliomielite (VOP) não estará mais disponível no calendário básico de vacinação, marcando o início de uma nova fase no combate à poliomielite no Brasil, com foco na utilização exclusiva da vacina inativada (VIP).