Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), inaugurou nesta sexta-feira (21) a Clínica de Reabilitação da Força e Saúde Articular (REFORÇA) com o objetivo de dar suporte ao tratamento de pacientes com problemas crônicos nas articulações.
A clínica, localizada na Rua Mansueto Pierotti, 537, na Vila Amélia, no Centro, tem como principal objetivo auxiliar na recuperação da capacidade funcional destes pacientes, por meio do treinamento de força e mobilidade.
O prefeito Felipe Augusto falou sobre a importância de entregar mais um serviço de qualidade. “Saio da condição de gestor com o sentimento de missão cumprida, pois, o que porventura não for entregue, deixarei estrutura e dinheiro em caixa para realização. Esta clínica representa uma nova etapa na reabilitação municipal. Hoje, estamos entregando um equipamento público que marca esta nova etapa, já com previsão de atendimento de mais de 90 pacientes”.
Ainda conforme ele, a cidade recebe um investimento de R$ 1,3 bilhão com o maior pacote de obras que está entregando, fazendo todas as calçadas de norte a sul, com atividades de contenção, pavimentação, drenagem. “E este ritmo acelerado temos tido desde 2017. Entregar mais um equipamento nos leva à reflexão de tudo que já foi feito. Estamos permitindo que serviços públicos qualificados cheguem ao cidadão. Estamos deixando marcas muito importantes na cidade”.
Ele destacou que esta clínica é referência e não é encontrada em qualquer lugar. “Fomos reconhecidos como a 10ª melhor economia do país e 10º melhor lugar para se fazer negócio. Agradeço a todos e que Deus permita que a cidade continue desenvolvendo”, ressaltou o prefeito.
A secretária de Saúde de São Sebastião, Laysa Pires, agradeceu ao prefeito por toda esta estrutura que, segundo ela, só foi possível de ser entregue em função do trabalho de muitas mãos, que se esforçaram e se mobilizaram com este objetivo.
“Quero agradecer a toda equipe da SESAU e da Fundação e a todos os servidores. Agradeço, em especial, à diretoria de Especialidades e também à equipe da Secretaria de Obras e Esporte, que contribui com profissionais que irão trabalhar aqui. Este é um trabalho incrível que vai mudar a vida das pessoas. Esta é mais uma grande conquista para Saúde de São Sebastião”, afirmou a secretária durante a inauguração.
O presidente da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), Carlos Craveiro, avalia que este é um equipamento extremamente moderno, que ainda vem sendo implantado por convênios. Hoje São Sebastião entrega esta clínica completamente acessível e com tecnologia de ponta à população.
O programa foi implantado pela SESAU para facilitar o acesso a serviços de reabilitação e recuperação de usuários com distúrbio do movimento e redução da capacidade funcional provocados por doenças ortopédicas osteoarticulares degenerativas, as chamadas artroses.
Para ter acesso ao atendimento do REFORÇA, o paciente deve, primeiramente, passar por avaliação de médico da Atenção Básica, que encaminhará o usuário aos serviços especializados que julgarão a necessidade de ortopedia ou reumatologia.
Quando identificado por uma dessas duas especialidades que o paciente com CIDS M17 ou M19 precisa de tratamento especializado, eles receberão encaminhamento com indicação da necessidade de fisioterapia.
A partir daí o paciente deverá procurar a unidade de Reabilitação, localizada no Centro de Saúde Josiane Pereira de Jesus, na Topolândia, para solicitar agendamento na Clínica REFORÇA.
O usuário, então, será avaliado e receberá tratamento específico por parte do fisioterapeuta e educador físico da unidade, que é totalmente adaptada com equipamentos próprios de tecnologia de ponta.
Ao final, caso o tratamento já tenha sido efetivo para recuperação do paciente, o usuário receberá as orientações da equipe técnica para alta. Se o problema persistir, o paciente será encaminhado para retorno com especialista.
Segundo a SESAU, é importante ressaltar que todos os usuários deverão estar em tratamento na rede municipal de saúde. Serão atendidos na Clínica REFORÇA somente os que se enquadrarem nos CIDs acima mencionados.
Ainda de acordo com a SESAU, a Clínica REFORÇA é um projeto piloto realizado na região central, mas com previsão de replicação futura do serviço na região sul também do município.
A capacidade máxima de atendimento é de três pacientes na fisioterapia e três na Educação Física, sendo 36 atendimentos para fisioterapia e mais 36 na educação física por dia.
Ao todo, a Secretaria de Saúde já conta com 90 pacientes triados do livro de espera da Reabilitação na Topolândia.