O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, foi um dos palestrantes do Fórum Conexão Social para Cidades Inteligentes, realizado na quinta-feira pelo Grupo Bandeirantes, em São Paulo. Ele foi convido para fala no painel ‘Ações após Emergência Climática, juntamente com João Manuel Barros, presidente SP Negócios; Heverton Cardoso, CEO do Grupo Inova Steel e Joel Malta, coordenador geral da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil da cidade de São Paulo.
A abertura foi feita pelo prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes e apresentação dos jornalistas Juliana Rosa e Pedro Campos.
Na ocasião, Felipe Augusto falou sobre o ocorrido em São Sebastião, em 19 de fevereiro de 2023, das realizações, das ajudas recebidas e do aprendizado para todos as esferas que implementaram uma série de ações que hoje podem ser usadas para todas as áreas de risco.
“Temos uma estação meteorológica instalada pelo governo do Estado na região, o governo federal implantou o programa Defesa Civil Alerta que avisa todos em áreas de risco e nós temos trabalhando ainda mais em prevenção e reconstrução da cidade, transferência de famílias para moradias fora de área de risco. São mecanismo de tempo/respostas essenciais e eficazes”.
O Fórum Conexão Social para Cidades Inteligentes teve como objetivo ser um espaço dedicado à discussões e trocas de experiências sobre ações que geram impacto positivo na sociedade. O evento, realizado pela Bandnews TV e pela Rádio Bandeirantes, reuniu especialistas, representantes de instituições, entidades privadas, públicas e do terceiro setor, criando um espaço propício para o diálogo e a construção de parcerias.
Entre os principais objetivos do Fórum estiveram a promoção da conscientização sobre questões sociais relevantes e soluções existentes, a estimulação da colaboração entre diferentes setores da sociedade, a contribuição para a construção de políticas públicas mais eficazes e inclusivas, e o fomento à criação de novos negócios e inovações que beneficiem as comunidades.
Além do painel ‘Ações após Emergência Climática’, foram debatidos temas como ‘Acolhimento a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade Social, com Edson Ortega Marques, secretário Executivo de Projetos Estratégicos; Vanessa Helvécio, coordenadora de Gestão do Sistema Único de Assistência Social da Secretaria Assistência Social Prefeitura de São Paulo; e Rodrigo Vieira, coordenador de Tecnologias Sociais da ONG Gerando Falcões; e ‘Combate à Fome e Segurança Alimentar’, com a participação de Caroline Albanese, VP de Comunicação e Marketing da ONG Amigos do Bem; Ricardo Frugoli, fundador do Instituto de Pesquisa da Cozinha e da Cultura Brasileiras (IPCB) (Projeto Pão do Povo da Rua) e Marcivan Barreto, presidente estadual da CUFA São Paulo e presidente da CUFA Favela Heliopólis.