O paranadador de São Sebastião, Luiz Carlos Limão, 54 anos, disputa no domingo (8), a 2ª edição dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (PARESP). Valdirene Brasil da Silva, 53 anos, moradora de Itajaí (SC), também vai representar o município na competição.
Nascido em Santo André, no ABC Paulista, Luiz mora em São Sebastião há cerca de 20 anos, no bairro Itatinga. O melhor resultado do paratleta foi nos Jogos Abertos de São Carlos, no ano de 2018, quando ganhou uma medalha de ouro no campeonato.
Em 2018, Luiz iniciou a trajetória dele na modalidade, após receber o convite da professora de Educação Física, Marcela Cury, que dá aulas de natação para PcD no Centro de Apoio Educacional (CAE) do Pontal da Cruz, através do projeto desenvolvido pela Secretaria de Esportes de São Sebastião. As classes de classificação do paranadador são SB8, SB9 e SM9.
“Conseguir um ótimo resultado sempre é bom, mas o melhor é manter o corpo ativo e com saúde. Sou grato aos professores da Prefeitura de São Sebastião pelo incentivo de sempre e apoio da gestão. Vou participar das provas 50 metros livre e 100 metros costas e a Valdirene participará de quatro provas”, comentou.
O paratleta tem Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), distúrbio que afeta cerca de 20/100 mil nascimentos do sexo masculino e tipicamente se manifesta entre 2 e 3 anos de idade. A fraqueza afeta os músculos proximais e no início, geralmente, os membros inferiores.
Os Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo são exclusivamente dedicados para atletas com deficiência e ocorre no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na zona sul da capital. Os jogos começam na sexta-feira (6), com as provas de atletismo e natação. A expectativa é de que mais de 300 atletas participem dessa etapa inaugural.
O evento é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Comitê Paralímpico Brasileiro.
Capacitação paralímpica gratuita em São Sebastião
O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Desenvolvimento Paralímpico, em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, iniciou um curso gratuito para formação de profissionais de educação física, na última terça-feira (3). As aulas estão ocorrendo no Centro de Apoio Educacional (CAE) do bairro Pontal da Cruz.
O projeto, que na última semana passou pela zona sul da capital, é uma iniciativa das secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes. As cerca de 200 vagas foram voltadas para professores de Educação Física das redes pública e privada, alunos de graduação do último ano de Educação Física e profissionais envolvidos com atividades esportivas (clubes, entidades e associações).
Nos quatro dias do curso, os alunos recebem capacitação técnica, teórica e prática de paradesporto em oito modalidades, divididas em duas grades distintas que podem ser escolhidas pelo participante. Os profissionais poderão beneficiar quase 3,9 mil pessoas com deficiência, o que representa cerca de 5,3% da população da cidade do Litoral Norte.
Programa de Desenvolvimento Paralímpico
Criado em 2021, por meio de parceria entre as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes, o programa já capacitou 8,3 mil profissionais de Educação Física em mais de 82 etapas pelo Estado de São Paulo. Só em 2023, foram 3,8 mil. São Sebastião é o 24º destino do curso este ano, entre 36 locais previstos.