A simulação de um assalto sequestro de um ônibus com passageiros foi o cenário encontrado pela Polícia Municipal de São Sebastião para treinar os alunos do curso de formação da instituição sobre gerenciamento de crise.
Eles foram divididos e grupos e cada uma teve uma tarefa a ser realizada para conseguir ‘salvar os ‘reféns’ e prender o ‘bandido’. Dessa forma, foram treinadas as equipes de negociação, porta-vozes, guardas, atendimento aos familiares e públicos.
Por cerca de duas horas o grupo recebeu orientações do coronel André Luiz Paes, responsável pelo treinamento, com uso de escudos, atirador de elite, psicólogo, entre outros, para saber como atuar em caso de emergência. “É importante que cada um entenda seu papel, esteja preparado para que não ocorra uma tragédia”.
Para o comandante da Polícia Municipal de São Sebastião, André Maciel, esse tipo de treinamento é sempre válido pois ajudar nos preparos das equipes e até mesmo descobrir habilidades que podem ser utilizadas em uma situação real.