Programa Viagem Literária traz atividades culturais para São Sebastião nos meses de agosto, setembro e outubro

Crédito: Divulgação | PMSS

A Biblioteca Municipal de São Sebastião ‘Álvaro Doria Orselli – Seu Alvinho’ foi novamente selecionada para receber o programa Viagem Literária, que em 2024 chega em sua 16ª edição.

Realizada pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB), da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass), a ação promete levar os participantes a uma jornada encantadora pelo mundo dos livros, onde histórias ganham vida e a imaginação voa sem limites.

De agosto a outubro deste ano, ocorrerão três módulos em São Sebastião: Contação de Histórias – Literatura de Cordel (6 de agosto); Clubes de Leitura: Prêmio São Paulo de Literatura (25 de setembro); e Encontros com Escritores: Prêmio São Paulo de Literatura (15 de outubro).

Desde a sua criação, em 2008, o Viagem Literária já percorreu 235 municípios paulistas com cerca de 4 mil ações, contou com a participação de 294 convidados e impactou mais de 380 mil pessoas.

Confira a programação completa:

Contação de Histórias com Márcio Maracajá

Atua em várias frentes artísticas, como ator, contador de histórias, diretor, cenógrafo, educador e fundador da Cia. de Projetos Cênicos e da Cia. Sá Totonha. Sua alma andarilha segue passos da velha senhora Totonha, personagem de José Lins do Rego, sua grande fonte de inspiração. Multiartista pernambucano falando para o mundo.

Data: 06/08

Horários:  9h | 14h

Local: Biblioteca Municipal ‘Álvaro Doria Orselli – Seu Alvinho’

Endereço: Rua Manoel Rufino da Silva, 15 – Centro

Entrada gratuita.

 

***

Clubes de Leitura

O corpo interminável – Claudia Lage

Uma história familiar prestes a ser relembrada e resgatada. Em busca de suas origens, Daniel tenta reconstituir a história da mãe, uma guerrilheira desaparecida na ditadura civil-militar no Brasil. As tentativas de reconstruir a sua história pessoal junto à história do seu país e os fios de memória rompidos moldam a narrativa. Ao buscar informações sobre a mãe, surgem outras narrativas, ou outras possibilidades de relatos, também desaparecidos, de tantas mulheres. Claudia Lage fez um livro sobre a ausência e também sobre a escrita, essa (im)possibilidade de se reinventar e se refazer por meio das palavras.

Data: 25/09

Horários: 15h

Mediadoras: Beatriz Pereira e Luciana Gerbovic

Atividade virtual. Entre em contato com a Biblioteca Municipal para se inscrever: (12) 3892-5641.

 

***

Encontros com Escritores – Claudia Lage

Escritora e roteirista, formada em Teatro e Letras, é mestre e doutoranda em Literatura. Foi contemplada no Concurso Literário Stanislaw Ponte Preta e no Prêmio Guimarães Rosa. Autora do livro de contos A pequena morte e outras naturezas (Record), lançou Labirinto da palavra (Record), com ensaios-crônicas sobre literatura, que recebeu o Prêmio Brasília e foi semifinalista do Prêmio Portugal Telecom (atual Oceanos). Trabalhou como roteirista em produtoras como TV Globo, Conspiração Filmes, TeleImage, entre outras. Desde 2004, ministra cursos de roteiro e escrita criativa. Escreveu os romances Mundos de Eufrásia (Record), finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, e O corpo interminável (Record), vencedor da premiação.

Data: 15/10

Horários:  14h30 – Escola Pública a definir,

                    19h –  Biblioteca Municipal

Contato: (12) 3892-5641

Mais informações: https://siseb.sp.gov.br/viagem-literaria/cidade/sao-sebastiao

 

#PraTodosVerem: artes gráficas com dados sobre a 16ª edição do programa Viagem Literária. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos