Homenagem a São Pedro tem procissão marítima e anúncio de reforma da igreja e convento

Crédito: Daniela Andrade e Marcos Fonseca| PMSS

Em homenagem a São Pedro, padroeiro dos pescadores, foram realizadas na manhã deste domingo (30), uma missa e procissão marítima. A comunidade paroquiana também recebeu a notícia do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, que saiu autorização para a reforma da Igreja e do Convento Franciscano Nossa Senhora do Amparo, localizado no bairro São Francisco.

Após a missa, os fieis saíram em procissão pela rua até o píer de onde partiu a procissão marítima levando em seus andores o padroeiro São Pedro, Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora Aparecida, São Sebastião, entre outros.

Mesmo com o tempo ruim e o mar agitado, dezenas de pessoas seguiram pelo canal em homenagem ao santo protetor da comunidade pesqueira.

O prefeito Felipe Augusto aproveitou a ocasião para falar dos investimentos realizados no bairro. “No decorrer desses oito anos trouxemos boas e importantes notícias para o São Francisco, para a nossa comunidade. Fizemos a recuperação da pavimentação do bairro, agora encerramos o restauro e a recuperação da pracinha dos pescadores. Fizemos a recuperação da pavimentação de todo o entorno, correção da drenagem, do problema que teve de alagamento daquela descida de água que destruiu praticamente toda região central de São Francisco, a recuperação do Cruzeiro aqui na frente, a ampliação do píer do São Francisco, a construção dos dois ranchos de pesca, tanto aqui como dos Fortunatos, a recuperação do Espaço Batuíra, recuperação das escolas, da Unidade de Saúde do Morro do Abrigo e, recentemente, estamos para concluir as obras do grande entreposto de pesca do São Francisco”, contou.

Essa estrutura com 270 metros de extensão do píer, quatro boxes, sede da Colônia dos Pescadores, Z-14, e um espaço que vai abrigar todas as festas como de São Pedro e Festa do Camarão que vai começar e julho. “Mas a grande notícia que eu trago hoje com muita alegria, ao lado do vice-prefeito Reinaldinho Moreira, depois de um ano de luta imensa, é que foi autorizada na última sexta-feira a liberação do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), para reforma e recuperação do convento. Serão etapas mais complexas, mas começa agora com pequenos reparos e, na sequência, uma reforma maior. Claro que eu vou dar início, faltam seis meses para o término do meu governo, mas vamos dar início à recuperação de toda a estrutura que, infelizmente, comprometeu o prédio”.

Há cerca de um ano, arquitetos da Secretaria de Obras da prefeitura de São Sebastião haviam encaminhado o processo para o CONDEPHAAT e após 353 dias da entrada do processo, foi publicada na última sexta-feira a autorização para a reforma.

Segundo a arquiteta Fernanda Palumbo, nesta etapa serão feitas pintura externa e recuperação da argamassa de fachada, recuperação das infiltrações do telhado, calhas, rufos, beiral, retirada de infiltrações de cobertura para não ter mais vazamento. Junto com ela trabalhou no processo o arquiteto Eric Barsotti.

O padre André Beghini Vilela, pároco Igreja, também comemorou o anúncio. “Estou aqui há quase seis anos. Então, desde quando eu cheguei, a gente vinha mantendo a esperança. Penso que há mais de 40 anos o pessoal está esperando e graças a Deus  recebemos essa excelente notícia”.

A notícia dada pelo prefeito Felipe Augusto durante a missa em homenagem aos pescadores foi recebida entre palmas e lágrimas por quem esperava há anos, caso da paroquiana Michele Madeira “Nós somos franciscanos, o franciscano sabe o que é essa reforma na nossa vida. É uma história muito grande dos franciscanos com o bairro, afinal, são 361 anos. Pra gente é gratificante. É uma coisa que demorou pra sair, mas graças a Deus agora saiu. Essa emoção porque a gente achou que nunca ia conseguir, pois foram tantos anos pedindo, mas graças a Deus, deu certo”.

Festa de São Pedro

A tradicional festa social de São Pedro, no bairro São Francisco, termina na noite deste domingo. Ela começa a partir das 19h, com show de prêmios, apresentações musicais, food trucks e muita diversão para toda a família

A Festa de São Pedro conta com o apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass) e da Secretaria de Turismo (SETUR).

#PraTodosVerem: Imagens da missa e procissão marítima realizadas neste domingo em homenagem a São Pedro, no bairro São Francisco. Fim da descrição.

Compartilhar

Arquivos