Agentes e voluntários da Defesa Civil levaram 21 minutos para retirar 18 pessoas de cinco famílias da Vila Pernambuco, em Juquehy, na costa Sul de São Sebastião. As equipes trabalharam debaixo de chuva para subir mais de 100 degraus e acessar todos os moradores no alto do morro.
As famílias foram cadastradas pelos servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES). Participaram dessa ação mais de 50 pessoas entre agentes e servidores da Prefeitura de São Sebastião ligados à Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), Governo (SEGOV), Serviços Públicos (SESEP), Saúde (SESAU) Habitação e Regularização Fundiária (SEHAB) e Urbanismo (SEURB).
Para o coordenador municipal da Defesa Civil, Ricardo dos Santos, o tempo resposta foi considerado excelente quando comparado com o ano passado quando foram 34 minutos desde o acionamento da sirene até a chegada dos moradores no ponto de encontro.
“Nosso simulado visa melhorar cada vez mais o atendimento à população que reside em áreas de riscos de escorregamento de terra ou enchentes. Assim, treinamos todas as equipes que fazem parte do Plano Municipal de Contingência de São Sebastião”, reforça.
Para a doméstica Antonia Paulino de Araújo, 43 anos, moradora na vila desde 2010, ter esse treinamento é muito importante para os moradores. “Desde aquele dia 19 de fevereiro que a gente sente medo a cada chuva que se aproxima e pede a Deus que nos ajude. “Hoje eu agradeço as equipes que nos orientam sobre como agir”.
O treinamento também é bom para quem é voluntário, como Kelly Cristina da Silva Oliveira, que conclui seu curso de Bombeira Civil em agosto. “ Cada simulado é mais um aprendizado pra gente e permite que a gente fique apta para atender em caso de necessidade”.
O objetivo do treinamento é simular uma atuação preventiva anterior a ocorrência de eventos climáticos danosos que envolvem movimentação de terra ou inundações bruscas. Esses simulados são menores, mas visam atender diretamente aos moradores das áreas que tendem a ser mais afetadas em todos os cantos do município.
As outras intervenções também serão às quintas-feiras e abrangerão as comunidades da Vila Sahy, Boiçucanga, Toque-Toque Pequeno, Itatinga, Morro do Abrigo e Canto do Mar e seguem até setembro.
Assim como ocorreu com outros setes simulados realizados em 2023, os preceitos serão os mesmos com marcação de rotas de fuga, áreas de deslizamento ou escorregamento de terra, alagamentos, sinalização de bueiros e ponto de encontro.
Confira os locais dos simulados
11 de julho – (quinta-feira) – Vila Sahy
Rua Um, s/n – Praça da Vila Sahy
25 de julho – (quinta-feira) – Boiçucanga
Rua Arthur Leal – Praça antes do Morro 51
8 de agosto – (quinta-feira) – Toque-Toque Pequeno
Rua Dr. Yojiro Takaoka, 1.236 – em frente à Sapeque
22 de agosto – (quinta-feira) – Itatinga
Rua Antonio Tenório dos Santos, 18, próximo ao ponto de ônibus
5 de setembro – (quinta-feira) – Morro do Abrigo
Avenida Bernardo Cardim Neto, 860, em frente ao espaço da Folia de Reis
19 de setembro – (terça-feira) – Canto do Mar
Rua Parque, 30, Escola Municipal Professora Joana Alves dos Reis
#PraTodosVerem – imagens mostram atuação de agentes da Prefeitura durante simulado na Costa Sul. Fim da descrição.