A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria com o Projeto Baleia Jubarte e o Projeto Baleia à Vista, realizaram a Oficina de Boas Práticas para Observação de Baleias Jubarte e Outros Cetáceos, na última segunda-feira (3), no Teatro Municipal.
O objetivo da ação foi de capacitar, gratuitamente, agências, operadores de turismo e marinas que atuam no segmento náutico da região, visando a conservação e proteção dos cetáceos por meio da educação e sensibilização dos participantes, promovendo esse novo produto turístico de forma responsável. Ao todo, 96 pessoas foram capacitadas.
Assuntos como a vida desses cetáceos, instruções sobre como agir ao avistar uma baleia e as normas de avistagem estabelecidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) foram os destaques abordados.
A Presidente da PROSAN (Pro Sahy Associação Náutica), Rosana Menezes dos Santos, participou da oficina e destacou a importância da ação. “Foi de excelente aproveitamento, principalmente porque faço parte de uma associação que trabalha exclusivamente em ambiente oceânico e temos contato constante com diversos cetáceos, dentre outros animais marinhos. Aprender mais sobre eles torna o avistamento mais seguro e de melhor aproveitamento tanto para nós, quanto para os nossos clientes do turismo.”, ressalta.
O proprietário da empresa Capitan Bola Passeios, Carlos Roberto dos Santos Junior, também marcou presença na Oficina junto aos seus dois marinheiros. “Seguiremos realizando os passeios com todos bem informados sobre as regras de avistagem, garantindo que as saídas para avistamento ocorram de forma segura e responsável. No ano passado, tivemos a oportunidade de participar da mesma oficina que reforçou as normas de conduta, o que foi essencial para aprimorar ainda mais nossos serviços. Em 2023, realizamos cerca de 40 saídas durante a temporada, e estamos bastante otimistas para superar esses números neste ano. Gostaria também de destacar as campanhas de divulgação realizadas pela Prefeitura por toda a cidade. Essas iniciativas têm sido cruciais para o aumento do movimento, especialmente durante este período de baixa temporada.”
A temporada de passagem das jubartes pelo canal de São Sebastião acontece nos meses de maio, junho, julho e agosto. Vale ressaltar que as primeiras baleias jubarte já foram avistadas na região. Todos os anos elas migram para a costa brasileira procurando águas mais quentes e rasas para acasalarem e parirem seus filhotes.
#PraTodosVerem: sequência de imagens da Oficina de Boas Práticas para Observação de Baleias Jubarte e Outros Cetáceos. Fim da descrição.