A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), lançou, na terça-feira (18), mais uma edição do projeto ‘RegenerAÇÃO’. A ação, que ocorreu no Viveiro Municipal, possui como objetivo a aplicação de práticas ecológicas na rede municipal de ensino, além de contribuir com a recuperação e restauração ambiental no município.
No lançamento desta edição, os alunos participaram de uma série de vivências, como a confecção de caixinhas e bolinhas de terra, relaxamento e respiração, plantio de mudas, de jardim polinizador e trilha, roteiro que foi aprovado pelos estudantes.
Neste ano, a SEDUC ainda incorporou as escolas municipais de educação infantil (EMEIs), que passam a fazer parte do projeto, fortalecendo e ampliando a educação ambiental também para os pequenos da rede municipal de ensino.
O aluno do 8º ano da EM Henrique Botelho, na Vila Amélia, Felipe Gabriel, já participou do projeto no ano passado e aprovou o passeio e as vivências que lhe abriram novas oportunidades. “Minha experiência no Viveiro de São Sebastião foi muito boa. Hoje, conheci o pau-brasil, uma árvore que nunca tinha visto antes. Teve um momento muito interessante de relaxamento e reflexão, onde lembrei de muitos entes queridos que já se foram. Foi uma ótima experiência, e agora estamos fazendo bolinhas de semente que vamos plantar na escola”, conta.
Quem também aprovou a iniciativa da SEDUC foi a pequena Alice Salustiano, estudante da EMEI Carrossel, de Boraceia, que desde cedo já está aprendendo a ter responsabilidade ambiental. “A experiência foi muito legal. Gostei de ver os animais e de plantar as mudinhas na terra porque adoro plantas. Foi uma atividade muito divertida”.
A professora Maria Luísa Oliveira, da EM Prof. Walfrido Maciel Monteiro, não escondeu a felicidade de conhecer o Viveiro Municipal pela primeira vez. “Estou muito emocionada de estar aqui no Viveiro porque é um lugar que sempre quis conhecer, especialmente vindo da roça. Ver as crianças participando de tudo isso, colocando a mão no plantio e entendendo a importância para o meio ambiente, foi muito emocionante para mim”, pontuou.
RegeneAÇÃO
O RegeneAÇÃO é uma ação conjunta das Secretarias da Educação (SEDUC) e do Meio Ambiente (SEMAM), e tem como premissa aplicar práticas ecológicas em alunos da rede municipal de ensino e ajudar no reflorestamento e recuperação de áreas degradadas do município.
O projeto foi idealizado pela psicopedagoga e escritora Paula Mazzola, fundadora da Astera Socioambiental, que atua também como parceira no projeto desenvolvido pela Prefeitura de São Sebastião.
Em 2023, uma das ações contou com cerca de 230 estudantes da rede municipal de ensino lançaram mais de 6 mil bolas de semente nativas em uma área degradada no bairro Varadouro e um plantio, visando seu reflorestamento.
#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra momentos da abertura do projeto “RegenerAÇÃO”, realizada no Viveiro Municipal. Fim da descrição.